Um sonho a “virar” pesadelo

Sexta-feira, 8 Setembro, 2023

Carlos Pinto

JORNALISTA | DIRECTOR DO "CA"

Comprar habitação própria foi sempre um sonho para muitos de nós, mas hoje em dia ter uma casa está a tornar-se num verdeiro “pesadelo”. Segundo adiantou a edição de terça-feira, 5, do jornal “Público”, a percentagem de famílias portuguesas “em sobrecarga financeira” para suportar os custos do crédito à habitação permanece baixa, “mas está a aumentar de forma significativa, em resultado da subida das taxas de juro” decretadas pelo Banco Central Europeu.
De acordo com o diário, quase 5% das famílias com crédito à habitação “correm o risco de chegar ao final deste ano a ter de desembolsar mais de metade do seu rendimento disponível para suportar os custos com o empréstimo”. Contas feitas, acrescenta o “Público”, que recorre a uma estimativa apresentada pelo Banco de Portugal, serão perto de 70 mil famílias nessa situação, “praticamente o dobro daquilo que se verificava há dois anos”.
Estes números revelam bem a dimensão de um problema que tem vindo a agudizar-se ao longo dos últimos meses, sobre o qual vamos ouvindo falar quase todos os dias nos noticiários televisivos e que se sente mês após mês nas nossas carteiras, sem surgirem soluções no curto/médio prazo.
Pelo contrário, os lucros dos bancos aumentaram exponencialmente e as prestações dos créditos atingiram valores nunca antes registados (mesmo em tempo de “troika”). A corda começa a “esticar” e, por isso, é preciso que sejam implementadas medidas concretas que ponham termo a esta situação. Caso contrário, poderemos estar à beira de uma “explosão social” de contornos completamente imprevisíveis…

Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima