Transporte de alimentos

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Inês Fernandes

engenheira alimentar

Os alimentos devem ser adequadamente protegidos durante o transporte. O tipo de meios de transporte ou contentores requeridos depende da natureza dos alimentos e das condições em que devem ser transportados.
Os meios de transporte e os contentores para produtos em granel devem ser concebidos e construídos de forma a não contaminar os alimentos ou as embalagens; possibilitar uma limpeza e desinfecção eficaz; permitir a separação de diferentes alimentos ou de alimentos e de produtos não alimentares; proporcionar uma protecção eficaz contra a contaminação, nomeadamente por poeiras e fumos; poder manter eficazmente a temperatura, humidade, atmosfera e outras condições necessárias para proteger os alimentos da proliferação microbiana prejudicial ou indesejável e da deterioração susceptível de os tornar impróprios para consumo; permitir a verificação de quaisquer condições necessárias de temperatura, humidade ou outras.
Os meios de transporte e os contentores para alimentos devem ser mantidos limpos e em boas condições de manutenção. Quando o mesmo meio de transporte ou contentor seja utilizado para transportar diferentes alimentos, ou produtos não alimentares, deve proceder-se à limpeza eficaz e, se necessário, à desinfecção entre cargas.
No caso especial do transporte de alimentos a granel, no estado líquido, em grânulos ou em pó, os contentores devem ostentar uma referência claramente visível e indelével, numa ou mais línguas da União Europeia, indicativa de que se destinam ao transporte de géneros alimentícios, ou a menção “destinados exclusivamente a géneros alimentícios”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima