Proteja as suas articulações com glucosamina e condroitina

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Inês Veiga

farmacêutica

Os seus joelhos doem-lhe quando anda ou quando sobe as escadas? É normal que com o passar do tempo a cartilagem das articulações comece lentamente a degradar-se, causando dor e dificultando os movimentos. As boas notícias é que investigadores descobriram que existe uma forma de reverter este processo, estimulando os processos biológicos responsáveis pela reparação da cartilagem.
Existem diferentes razões que explicam as dores nas articulações. Uma delas é a osteoartrose que é a forma mais comum de dor articular. A dor resulta do desgaste das ‘almofadas’ das cartilagens que protegem o osso, o que acaba por reduzir a função das articulações dado que os ossos acabam por friccionar directamente um no outro, provocando dor.

<b>Sulfato de glucosamina previne a osteoatrose. </b> Sabia que o tratamento com sulfato de glucosamina é actualmente o tratamento mais eficaz contra a osteoartrose? É verdade que pode recorrer a anti-inflamatórios ou antibióticos para aliviar as dores. Porém isso não é suficiente. A glucosamina encontra-se comercialmente disponível sob três formas mas a única forma que demonstrou ter efeitos fiáveis foi o sulfato de glucosamina. A explicação é a seguinte: a glucosamina necessita do grupo sulfato (que contém enxofre) para funcionar.

<b>Como funciona o sulfato de glucosamina? </b>O sulfato de glucosamina previne o desgaste da cartilagem fornecendo a matéria prima necessária ao seu organismo, para produzir cartilagem articular saudável, suave e elástica. Para além disso alivia a dor e a inflamação da osteoartrose e de danos das articulações, aumenta a produção de proteoglicanos feita pelo organismo (a matéria-prima da cartilagem), trava a deterioração da cartilagem e estimula a regeneração de nova.

<b>A combinação ideal – glucosamina e condroitina. </b> Existem outras substâncias que estimulam a reconstrução da cartilagem, falamos do sulfato de condroitina. A sinergia do sulfato de glucosamina com sulfato de condroitina potencia os resultados positivos no tratamento da osteoartrose através do alívio da dor, melhoria do funcionamento das articulações e estimulação da sintese da cartilagem. Esta combinação encontra-se à venda em farmácias.

<b>Como escolher um bom produto? </b>

Existem vários produtos no mercado que contêm glucosamina e condroitina. Um dos mais eficazes é o BioActivo Glucosamina Duplo, à venda em farmácias, cuja fórmula contém as substâncias sob a forma de sulfato para uma melhor eficácia e cujos resultados estão cientificamente documentados. Ao contrário de outros produtos, este suplemento contém a dose mínima diária recomendada (1.000 mg de sulfato de Glucosamina e 800 mg de sulfato de Condroitina que de acordo com os investigadores é a dose necessária para obter bons resultados). Outra das vantagens do BioActivo Glucosamina Duplo é não apresentar os efeitos secundários dos AINEs (anti-inflamatórios não esteróides), habitualmente utilizados nos casos de doenças nas articulações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima