Investimento essencial

Sexta-feira, 2 Fevereiro, 2024

Carlos Pinto

JORNALISTA | DIRECTOR DO "CA"

Os edifícios do Centro de Saúde e do Serviço de Urgência Básico (SUB) de Castro Verde vão ser alvo de obras de requalificação e ampliação, num investimento de 2,1 milhões de euros, financiado na íntegra pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e que permitirá dotar estas respostas de melhores condições.
Depois de anunciadas, em julho de 2023, pelo secretário de Estado da Saúde, o serpense Ricardo Mestre, as obras conheceram na passada semana um momento decisivo, com a assinatura de protocolo de colaboração entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara de Castro Verde [ver página 4], que assumirá, a partir de agora, todas as responsabilidades inerentes à empreitada.
Este investimento é, sem dúvida alguma, essencial para o futuro da região do Campo Branco, assim como o é a obra de ligação da albufeira do Monte da Rocha a Alqueva, através do Roxo, avaliada em pouco mais de 28 milhões de euros. A razão é simples: só com este tipo de projetos, que efetivamente podem melhorar as condições de vida das populações, será possível estancar a “sangria” demográfica da região e, em simultâneo, atrair novos residentes e mais investidores.
O papel do Estado é, neste âmbito, fundamental para que o interior deixe de ser tão interior e se aproxime do nível de vida que se regista nos territórios do litoral. São estes os investimentos que importa fazer, muito mais que outro tipo de obras faraónicas. Caso contrário, estaremos sempre a bater na parede…

Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima