Gatos e superstições

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

André Cláudio

veterinário

Hesita quando um gato preto se atravessa no seu caminho? Eu por vezes sim e depois rio de mim próprio por me deixar influenciar por esta velha superstição. Os gatos têm essa característica – mais que nenhum outro animal, são alvo de superstições, lendas e mitos. Enquanto algumas histórias não passam disso mesmo, outras podem ser demasiado perigosas para ignorar. Lembro-me de alguns desses “mitos”:

<b>– Gatos pretos trazem azar – </b>A cor preta traz azar, sem dúvida, aos próprios gatos pretos. Há anos que as associações de protecção animal denunciam a tortura e sacrifício de gatos pretos em rituais e práticas obscuras. São incontáveis os gatos atropelados todos os anos nas estradas e os gatos pretos estão sobrerepresentados devido à má visibilidade contra o alcatrão da estrada.
<b>– Os gatos ronronam quando estão felizes – </b>O ronronar é um dos elementos do gato mais característicos e mais apreciados pelos humanos. Foi provado que acariciar um gato a ronronar tem efeitos relaxantes e baixa a pressão arterial. No entanto, observadores mais cuidadosos sabem que o gato não ronrona só por prazer. Os gatos também ronronam se estiverem feridos, no parto e até quando estão a morrer.
<b>– Os gatos são perigosos para os bebés – </b>Há quem acredite que os gatos sufocam os bebés. Não será necessário encontrar um novo lar para o seu gato se tiver um bebé a caminho, embora alguns familiares, amigos e até médicos bem intencionados digam o contrário. O mito de que os gatos asfixiam os bebés terá explicação na sua propensão natural para investigar o novo membro da família, associada à tragédia da morte no berço (Síndrome da morte súbita do lactente). É fácil perceber, que em gerações passadas, as pessoas que vissem um gato no berço – talvez atraídos pelo aroma a leite materno e conforto dos lençóis e mantas – e mais tarde encontrassem o bébé morto, explicassem o triste sucedido associando os dois eventos. Hoje sabemos que não existe ligação. No entanto, o bom senso recomenda que nenhum animal deve ser deixado só com um bebé ou criança pequena (para protecção dos dois). A segurança dita também que uma mulher grávida não deve limpar a caixa / WC dos gatos, para reduzir o risco de defeitos congénitos no seu bébé, causados por parasitas (principalmente o Toxoplasma) que podem estar nas fezes dos gatos.
<b>– Os gatos precisam de beber leite – </b>Será o leite de vaca o alimento ideal para os gatos? De maneira nenhuma. Pelo contrário, alguns gatos (e algumas pessoas) não toleram bem o leite. Para estes animais uma tigela com leite significa problemas gástricos. Na natureza, os gatos nunca bebem leite após o desmame, mas se o seu gato gostar e tolerar o leite, pode oferecer-lho ocasionalmente, pois é uma boa fonte de proteínas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Escola Mário Beirão reabre em Beja

A Escola Básica Mário Beirão, em Beja, reabre esta segunda-feira, 27, para os alunos dos ensinos pré-escolar e primeiro ciclo, depois que as inundações provocadas

Role para cima