Eleições com educação

Sexta-feira, 25 Junho, 2021

Carlos Pinto

JORNALISTA | DIRECTOR DO "CA"

Faltam cerca de três meses para as próximas eleições Autárquicas, aquele que é, sem dúvida, o escrutínio político mais participado e que mais mexe com as populações em Portugal.
Este será o momento de avaliar o trabalho feito pelos atuais executivos nos últimos quatro anos e, simultaneamente, optar pela proposta política que, localmente, mais garantias dê relativamente ao futuro de cada freguesia e cada concelho.
Por isso mesmo, as eleições Autárquicas conseguem mobilizar centenas de homens e mulheres, de todas as idades e estratos sociais, em torno de vários projetos políticos, que têm sempre o mesmo propósito – o de servir da melhor forma as suas terras –, ainda que assentes em diferentes visões do mundo e distintos conceitos ideológicos.
O debate deve, por isso mesmo, fazer-se apenas no campo das ideias e das propostas, nunca extravasando para o ataque pessoal, para a injúria, para a difamação ou para a pura maledicência. Infelizmente, nem sempre é isso que se verifica. E basta percorrer o “feed” de qualquer rede social para se perceber que o “burburinho” já começou…
A política deve-se fazer com altruísmo e bom senso, mas também com lisura, ética e respeito. É isso que se pede a todos os envolvidos, mas também a todos os cidadãos. O resto será a democracia a funcionar, mesmo que o resultado final não agrade a todos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima