Aprender

Sexta-feira, 6 Outubro, 2023

José Francisco Encarnação

Presidente da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões

De todos os animais no planeta
o homem é o único
que bebe sem ter sede,
come sem ter fome
e fala sem ter nada para dizer.
(J. Steinbeck)

Aprender não é uma tarefa fácil. Não basta dizer que se quer, tem que se fazer por isso.
Nos últimos tempos tenho ouvido muitas vezes está palavra. Mais, tenho ouvido alguns explanar o desejo de aprender. Dizem que querem aprender com o mais velhos, com a experiência. Um desejo saudável e desejável, inclusive que deveria ser apanágio de todos nós, mais ou menos jovens. Como se usa dizer, o saber não ocupa lugar.
Mas, para aprender, temos que ter a noção que pouco ou nada sabemos. Ter mente aberta para todos os ensinamentos, todas as informações novas que nos chegam. Também temos que saber filtrar, separar o essencial do acessório. Por vezes, o excesso de informação apenas nos é prejudicial, leva-nos a cometer erros de palmatória.
A humildade é um valor primário para aprender. A arrogância, por vezes demonstrada pelos que declaram esse desejo, leva-os a nada absorver do muito que podiam, leva-os a que o ensinamento seja interpretado de forma errónea, leva-os a, ao invés de aprenderem, a esquecer o pouco que sabem. Humildade não é sinónimo de pouca capacidade, pelo contrário, apenas nos indica alguém que está de mente e coração aberto para a vida.
Infelizmente, muitos de nós, quando somos jovens, pensamos que sabemos tudo, que a nossa verdade é única, que os “velhos”, presos nos seus dogmas, nada nos ensinam. Daí surge a arrogância supra citada. Que nos impede de aprender.
Sabedoria apenas se adquire ao longo da vida. Podemos ter a melhor formação do mundo, podemos ter frequentado as melhores escolas e faculdades, podemos ter sido os melhores, ter tido as melhores notas. Isso apenas nos irá preparar teoricamente para a vida. As quedas que dermos irão ensinar-nos muito mais do que as conquistas que conseguirmos. A nossa capacidade de nos levantar irá ditar o nosso rumo. Normalmente, ser esperto não é o mesmo de ser inteligente… a inteligência não vem da formação académica que se tem, mas sim da capacidade de aprendizagem que se mostra. Os inteligentes são aqueles que aliam humildade à capacidade de aprender. E, já agora, a educação, o respeito pelos seus pares, o saber o que dizer e quando o fazer também é sinónimo de inteligência.
Termino com uma frase que considero inteligente.

As latas vazias
sempre fizeram mais barulho
que as cheias.
O mesmo acontece
com os cérebros.
(T. Capote)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima