A importância da vacinação na Vida Adulta

Quarta-feira, 16 Fevereiro, 2022

Tânia Matias Mendes

Médica

A vacinação faz parte da estratégia de prevenção primária e é aplicada às populações com o intuito de prevenir a doença e as suas consequências. É também uma importante medida de Saúde Pública pois permite conferir imunidade de grupo para determinada doença e, em alguns casos, conseguir a sua eliminação.

Numa fase mais tardia da Vida Adulta, à semelhança do que acontece com outros órgãos e sistemas do corpo humano, o sistema imunitário, responsável por conferir protecção contra infecções por microorganismos, também sofre atenuação das suas funções. Nesse sentido, torna-se importante estimular as defesas do organismo através da vacinação, com vista a aumentar o grau de imunidade e capacidade de reação do sistema imunitário.

Além das vacinas preconizadas no Plano Nacional de Vacinação, definido pela Direcção Geral de Saúde, com carácter gratuito, existem algumas vacinas com indicação específica para alguns grupos etários:

Vacina contra o Tétano e Difteria

  •  O que é o Tétano?
    O tétano é uma doença provocada pela bactéria Clostridium tetani que produz esporos que se encontram no solo e nas fezes de animais e que podem entrar no corpo humano através de feridas ou cortes. Quando entram no organismo, os esporos transformam-se em bactérias com capacidade para alterar o funcionamento do sistema nervoso e provocar a contracção involuntária dos músculos, não sendo possível o seu relaxamento.
  •  O que é a Difteria?
    A difteria é uma doença causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae que afeta a garganta e as partes superiores do sistema respiratório e provoca com lesões nas amígdalas, laringe e nariz. Transmite-se através das gotículas de saliva transmitidas pelo espirro ou tosse. A vacinação contra o tétano e difteria inicia-se na infância mas é necessário tomar um reforço da vacina com regularidade, para manter um elevado nível de proteção.
  • Indicação para vacinação
    Aos 25, 45, 65 anos de idade e, posteriormente, de 10 em 10 anos (reforço) Vacina contra a Gripe O que é a Gripe? A gripe é uma infecção do sistema respiratório provocada pelo vírus Influenza. Pode originar pneumonia grave, com necessidade de internamento hospitalar. Este vírus muda constantemente a sua estrutura, razão pela qual é necessário fazer a vacinação contra a gripe anualmente. Indicação para vacinação Idade igual ou superior a 65 anos
Vacina contra a Covid-19
  •  O que é a Covid-19?
    A Covid-19 é uma doença que pode afectar vários órgãos do corpo humano, em especial o sistema respiratório, e é provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Surgiu pela primeira vez em humanos no final do ano de 2019 e é bastante contagiosa, obrigando a período de quarentena quando é diagnosticada. Em pessoas com mais idade e outras patologias, pode apresentar quadros graves e levar a internamento em unidades de cuidados intensivos e até morte, ou deixar algumas sequelas como falta de ar e cansaço acentuado. Indicação para vacinação [Ainda não se estabeleceu a periodicidade exacta para vacinação]
    Idade igual ou superior a 5 anos (2 doses + dose de reforço 6 meses depois) Vacina contra a Doença Pneumocócica
  • O que é a Doença Pneumocócica?
    A doença pneumocócica e provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Pode manifestar-se de diferentes formas como, por exemplo, pneumonia quando atinge os pulmões, meningite quando atinge o sistema nervoso central ou otite quando atinge o ouvido, entre outros. Em pessoas com mais idade, a infecção por esta bactéria pode ter consequências graves.
  •  Indicação para vacinação Idade igual ou superior a 65 anos

Vacina contra o Herpes Zoster

  • O que é a Doença por Herpes Zoster?
    O Herpes Zoster, também chamada “zona” é uma infecção que se manifesta por alterações na pele e que surge por uma reactivação do vírus que provoca a varicela. Após a varicela, o vírus permanece inactivo nas células nervosas e pode ser reactivado, o que provoca muita dor nas zonas afectadas, acompanhada por febre, dor de cabeça e mal-estar geral. Em algumas pessoas a dor pode permanecer, mesmo depois das lesões da pele terem desaparecido (nevralgia pós-herpética), e por isso é importante a vacinação para prevenir esta situação.
  • Indicação para vacinação Idade igual ou superior a 50 anos
Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima