O município da Vidigueira vai criar um banco municipal de manuais escolares dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico para proporcionar aos pais “uma forma fácil e gratuita” de obterem livros para os filhos.
O banco, que deverá começar a funcionar em pleno a partir do ano lectivo de 2012/2013, pretende “proporcionar aos pais do concelho uma forma fácil e gratuita de obterem os livros para a formação escolar dos seus filhos”, disse o presidente da Câmara da Vidigueira, Manuel Narra.
A criação do banco surge no âmbito da iniciativa do município de oferta dos manuais escolares aos alunos dos 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico do concelho, explicou.
O banco destina-se, para já, a todos os alunos que frequentam os 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico no concelho da Vidigueira e será constituído pelos manuais escolares oferecidos pela Câmara e que terão que ser devolvidos pelos alunos e outros que sejam doados por particulares.
Segundo o autarca, para poder usufruir dos manuais escolares do banco, cada aluno dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico a quem a autarquia oferecer livros ficará com a responsabilidade de os devolver no final do ano lectivo, durante o mês de Junho, “em bom estado de conservação”.
Os livros serão depositados no banco, ou seja, armazenados temporariamente no arquivo da Câmara da Vidigueira e posteriormente no Centro Multifacetado de Novas Tecnologias, para que depois possam vir a ser entregues a outros alunos para serem reutilizados no ano lectivo seguinte.
Através do banco, o município pretende “ajudar a aligeirar” as despesas das famílias com a educação, mas também “permitir a reutilização” por vários alunos dos livros que oferece, o que irá permitir à própria autarquia “reduzir os custos com a aquisição dos manuais escolares”.
Os interessados em usufruir dos livros do banco deverão inscrever-se durante o mês de Junho nas juntas de freguesia ou no Serviço de Acção Social da Câmara.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde