Os 12 municípios socialistas e comunistas do Baixo Alentejo promovem hoje uma reunião pública com os seus funcionários, em Beja, para os esclarecer sobre os "impactos negativos" do Orçamento do Estado (OE) para 2012.
A reunião, a partir das 10h00, terá uma primeira concentração na Praça da República, decorrendo, depois, no Teatro Pax Julia. No encontro, os presidentes dos 12 municípios querem "esclarecer" os seus funcionários sobre os "impactos negativos do OE na actividade municipal e nas condições dos próprios trabalhadores".
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), Jorge Pulido Valente, considera o OE2012 "desastroso", devido aos "impactos muitíssimo negativos que tem na actividade municipal e nas populações".
As reduções nas transferências do OE2012 para as autarquias vão implicar "uma redução substancial dos serviços a prestar às populações" e "muitas câmaras estão já a identificar quais são os serviços que vão reduzir ou mesmo deixar de prestar", disse o autarca.
Por outro lado, continuou, "alguns eventos estão a ser cancelados" por várias autarquias no âmbito da sua actividade de dinamização e promoção dos municípios em termos económicos, socioculturais e turísticos.
Segundo o autarca, alguns postos de trabalho nas autarquias de trabalhadores contratados a termo certo poderão estar "em risco", já que há casos de municípios que poderão não renovar aquele tipo de contratos, "porque não há condições financeiras".
Jorge Pulido Valente explicou que os 12 municípios decidiram promover a reunião pública e em conjunto também para "alertar a opinião pública para aquilo que os municípios têm pela frente" devido ao OE2012, sobretudo "numa altura em que há mais necessidade de as câmaras intervirem, nomeadamente em termos de apoios sociais".
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde