A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) está a trabalhar na elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo, que será desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE e englobará a revisão das cartas educativas municipais das 13 autarquias que integram a CIMBAL.
O projecto foi apresentado pela CIMBAL na terça-feira, 2, durante uma reunião alargada da Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo.
A sessão decorreu por vídeo-conferência e contou com a participação de representantes dos municípios, das escolas e da DGEstE do Alentejo, assim como da Estrutura de Missão da Promoção do Sucesso Escolar, IEFP e da Escola Superior de Educação do IP Beja.
Durante a reunião, em que foi feito um “ponto de situação” da execução do projecto intermunicipal “+ Sucesso Educativo no Baixo Alentejo”, a CIMBAL deu a conhecer a elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e de mais duas iniciativas previstas para 2021.
Uma é a criação do Observatório da Educação do Baixo Alentejo, uma ferramenta informática, desenvolvida pela KSTK, que permitirá “reunir e disponibilizar, por diversos níveis, informação relevante na Educação do Baixo Alentejo”.
A CIMBAL está igualmente a trabalhar no Diagnóstico Regional de Necessidades de Qualificações do Baixo Alentejo, a ser elaborado pela Quaternaire, de acordo com os requisitos do Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação.