O conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou por unanimidade, na segunda-feira, 10, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2023.
Em comunicado, a CIMBAL destaca como prioridades para 2023, enquanto Autoridade de Transportes do Baixo Alentejo, a monitorização e acompanhamento da concessão e aplicação dos programas de apoio.
No que toca à sua Estrutura de Apoio Técnico e Gabinete de Contratualização, a CIMBAL prevê para o próximo ano o encerramento do programa operacional regional Alentejo 2020 e início de execução do Alentejo 2030.
Está igualmente prevista a implementação do programa “RecolhaBio”, de apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, que é financiado pelo Fundo Ambiental.
Em 2023 a CIMBAL ambiciona igualmente reforçar o “trabalho em rede, com a consequente sinergia, envolvendo os 13 municípios do Baixo Alentejo e parceiros”, assim como “apoiar e desenvolver” candidaturas ao Portugal 2030 e a outras fontes de financiamento, por forma a promover “o desenvolvimento e coesão” do território.