Castro Verde recebe festival “Sabores do Borrego”

O fim de semana vai ser de festa (e tradição) na vila de Castro Verde, que recebe entre esta sexta-feira e domingo, 31 de março a 2 de abril, a quarta edição do festival “Sabores do Borrego”. Três dias de aminação para “promover a atividade agrícola enquanto setor decisivo” do concelho, com destaque para a produção de borrego.

“Castro Verde é um território rural, com forte identidade, história e tradições associadas à vida no campo. Tudo isso tem de ser valorizado e mostrado”, frisa ao “CA” António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, que organiza o festival em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores “Carnes do Campo Branco”, e o patrocínio da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar.

Depois do sucesso das edições anteriores, o presidente da autarquia castrense tem “muitas e boas expectativas” relativamente ao “Sabores do Borrego 2023”. “Este ano, dadas as manifestações de interesse de vários quadrantes, estamos certos que será um grande evento para cumprir os seus objetivos centrais”, diz.

António José Brito acrescenta ainda que em 2023 o festival “vai crescer um pouco em área e em número de expositores”. “Registamos um procura constante da parte dos expositores e isso vai traduzir-se nesta edição com muita satisfação da nossa parte. Por outro lado, vamos apresentar ligeiros acertos no espaço, em função da aprendizagem dos anos anteriores”, para “dar mais qualidade ao visitantes e aos expositores”, frisa.

“Castro Verde é um território rural, com forte identidade, história e tradições associadas à vida no campo. Tudo isso tem de ser valorizado e mostrado”, frisa António José Brito, presidente da Câmara Municipal.

A quarta edição do festival “Sabores do Borrego” é inaugurado pelas 18h20 desta sexta-feira, 31, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e com a atuação do grupo coral Os Ganhões de Castro Verde.

Antes, pelas 18h00, a Câmara Municipal irá prestar uma homenagem pública à memória de José da Luz Revés Pereira e Carlos Fernando Sales Contreiras, agricultores e dirigentes da Associação de Agricultores do Campo Branco, ambos falecidos em 2022 [ver texto na página ao lado].

No primeiro de festival destaque ainda para o espetáculo de stand up comedy com Jorge Serafim (19h00) e as atuações de Ricardo Glória (às 21h00 e depois das 24h00) e de Sonido Andaluz (22h30).

No sábado, 1, o recinto abre pelas 12h00, sendo que meia-hora depois tem lugar a sessão de boas vindas à delegação de Castelo Branco, município convidado do festival em 2023. Às 13h00 está previsto o já tradicional “Almoço com Pastores” e de tarde há muita música, com o grupo Arame Ensemble (15h00) e Rodrigo Aleixo & Os Moda (17h00). Para a noite está agendado baile com Rui Soares & Lau (21h00 e depois das 24h00) e um concerto de Toy (22h30).

O festival “Sabores do Borrego 2023” termina domingo, 2, dia que começa com o Concurso regional do Rafeiro Alentejano (10h00), enquanto para a tarde estão previstas as atuações do grupo Os Cardadores da Sete e dos alunos de acordeão e viola campaniça do Centro de Artes e da Viola Campaniça (15h00), do grupo Chibatas (17h00) e, a fechar, de Pedro Mestre (18h30).

Pelo palco do festival vão passar os Sonido Andaluz (sexta-feira, 31), Toy (sábado, 1) e Pedro Mestre (domingo, 2)

Ao longo dos três dias, o programa do festival inclui uma exposição de ovinos, mostra de artesanato, gastronomia e tasquinhas, showcookings com os chefs Mário Ramos e Leopoldo Calhau (no sábado e domingo, respetivamente, sempre às 17h00) e diversões para os mais novos.

O programa do festival “Sabores do Borrego 2023” inclui, ao longo dos três dias, diversas palestras sobre assuntos relacionados com o mundo rural e a atividade agropecuária.

Na sexta-feira, 31, pelas 16h00, tem lugar a palestra “As forragens na alimentação de ruminantes em pastoreio extensivo”, com Manuel Patanita, do Politécnico de Beja, seguindo-se, pelas 17h00, “Estratégias alimentares para valorização nutricional da carne de borrego”, com Eliana Jerónimo, do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).

“Como olhar para as doenças e para o seu controlo em rebanhos de ovinos” é o tema da palestra que abre o programa de sábado, 1, pelas 10h00, estando a cargo de Miguel Matos, da empresa Zoetis Portugal.

Logo depois, às 11h00, será abordada a “Eficiência na engorda e comercialização de borregos”, com Carlos Alves e Hélder Alves, e pelas 12h00 a palestra “Realidade de duas associações de produtores”, com representantes da Associação de Agricultores do Campo Branco e da Ovibeira – Associação de Produtores Agropecuários.

A fechar, realiza-se no domingo, 2, pelas 12h30, a palestra “A utilização do rafeiro alentejano na proteção dos rebanhos”, promovida pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima