O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, questionou o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas sobre o bloqueio do acesso à antiga estrada do IP2 entre Entradas e Castro Verde.
A antiga estrada funcionava como via alternativa para máquinas agrícolas e motociclos e o encerramento dos acessos ao IP2, concretizado pela SPER, sub-concessionária da via, no final da passada semana está a causar grandes transtornos, sobretudo aos agricultores locais.
Na questão apresentada ao ministério liderado por Pedro Marques, o deputado socialista pretende saber se o Governo tem conhecimento da situação e se pretende repor as condições de mobilidade e de acessibilidade importantes para os cidadãos de Castro Verde.
Pedro do Carmo questiona ainda se, havendo razões para o bloqueio, “estas não serão superáveis no interesse das populações e da economia local”.
Para sustentar as suas questões, o eleito socialista lembra a extensão territorial da região, “com debilidades de manutenção da rede viária e estrangulamentos, que não sendo resolvidos, constituem-se em problemas para a mobilidade dos cidadãos e dos agentes económicos”.
Pedro do Carmo afirma ainda ser “inaceitável” que no âmbito da intervenção de requalificação do IP2 entre Entradas e Castro Verde a entidade responsável pela intervenção tenha voltado a cortar ostensivamente o acesso à antiga estrada e actual acesso alternativo para máquinas agrícolas e motociclos.
“Com esta opção, provavelmente sem a devida ponderação em relação aos impactos para as pessoas e para a actividade agrícola, os cidadãos deste território do Baixo Alentejo são obrigados a ir dar a volta a Castro Verde ou a Entradas para aceder às suas propriedades agrícolas”, argumenta Pedro do Carmo.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde