Castro Verde com orçamento de 18,5 milhões em 2021

A Câmara de Castro Verde aprovou para 2021 um orçamento no valor de 18.530.000 euros, que inclui investimentos em novos projectos na ordem dos 7,1 milhões de euros, entre os quais a construção da Zona de Actividades Económicas e a requalificação da Escola Secundária. As Demonstrações Orçamentais para 2021 da autarquia castrense foram aprovadas por maioria no final da passada semana, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção da CDU, e representam um aumento de quase 3,3 milhões de euros face ao orçamento deste ano.
“Continuamos a trabalhar para o futuro de Castro Verde”, sublinha o presidente da autarquia, António José Brito, considerando que o ano de 2021 é de “grandes desafios”, dispondo a Câmara Municipal “de uma ‘carteira’ de projectos que serão fundamentais e que, nalguns casos, estão em curso ou já estão adjudicados para executar” no próximo ano.
Nesse sentido, o orçamento da Câmara de Castro Verde para 2021 prevê um volume de investimentos na ordem dos 7,1 milhões de euros, em que se destacam a construção da Zona de Actividades Económicas e a requalificação da Escola Secundária.
“A nossa convicção é que 2021 será ‘o ano da grande requalificação’ da Escola Secundária, num processo que implicará investimento público acima de 3,1 milhões de euros, o que não tem paralelo no concelho de Castro Verde”, destaca António José Brito.
A par disto, a autarquia castrense vai avançar no próximo ano, entre outras, com as empreitadas de construção da Casa Mortuária de Entradas e da primeira fase do alargamento do Cemitério Municipal de Castro Verde, assim como com as obras do eixo da Rua da Batalha e Rua da Aclamação e do eixo Largo Vítor Prazeres e Rua António Francisco Colaço, e a construção do parque de estacionamento do Santo.
Em 2021 a Câmara de Castro Verde vai ainda investir na renovação dos parques infantis da vila, na pintura e requalificação do Cine-teatro Municipal, na revisão do Plano Director Municipal e na renovação da frota de transportes da autarquia.
Todo este investimento junta-se às obras executadas e quase concluídas pela Câmara Municipal em 2020, no valor de 2,9 milhões de euros, nomeadamente a construção do Centro de Artes e da Viola Campaniça, a requalificação da estrada para Santa Bárbara de Padrões, a requalificação do Pavilhão Desportivo António dos Anjos, a renovação urbana e da rede de águas na Rua Morais Sarmento e o apoio à requalificação da Basílica Real.
“No total, estamos a falar de cerca de 10 milhões de euros de investimento, num volume de obras incomparável na história recente do concelho de Castro Verde, para concluir ou iniciar-se em 2021”, enfatiza António José Brito.

Freguesias com mais verbas

As Demonstrações Orçamentais para 2021 da Câmara de Castro Verde preveem um reforço em 8% dos valores a transferir pela autarquia para as quatro juntas de freguesia do concelho, num montante total de 552715 euros (mais 59.500 euros que em 2020).
A União das Freguesias de Castro Verde e Casével vai receber 200.215 euros (mais 25.015 euros que no presente ano) e a Junta de Freguesia de Entradas uma verba de 114.940 euros (mais 9.940 euros).
Já a Junta de Santa Bárbara de Padrões receberá 141.768 euros (reforço de 10.668 euros face a 2020) e a de São Marcos da Atabueira o valor de 90.792 euros (mais 8.892 euros).
“Acreditamos que estamos perante acordos bem conseguidos e que mereceram concordância da Câmara e de todas as juntas de freguesia”, vinca António José Brito, assinalando “o esforço comum que traduz a capacidade de conviver com visões e perspectivas políticas diferentes mas, ao mesmo tempo, trabalhando para construir um concelho muito melhor para todos”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima