A Casa do Alentejo, em Lisboa, recebe este sábado, 29 de Setembro, uma verdadeira “embaixada cultural” de Castro Verde, com uma tarde animada pelos grupos ligados à Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura.
A iniciativa arranca às 15h00 e vai contar com a presença dos grupos femininos “As Camponesas” de Castro Verde e “As Ceifeiras” de Entradas, além dos alunos da Escola de Tocadores e Construção de Violas Campaniças.
O Grupo Coral e Etnográfico Feminino “As Camponesas” de Castro Verde foi fundado em1984 (sendo o primeiro grupo coral alentejano feminino) e no seu percurso assinalam-se dezenas de actuações em todo o país.
Com três anos de existência, “As Ceifeiras” de Entradas <b>[na foto]</b> são oriundas da freguesia com o mesmo nome e são o mais recente grupo coral feminino do concelho.
“As Ceifeiras” encontram-se neste momento a gravar o seu primeiro registo discográfico, que promete ser um trabalho surpreendente.
A Escola de Violas Campaniças resulta de um protocolo de colaboração entre a Cortiçol, a Câmara Municipal de Castro Verde e a Escola Secundária de Castro Verde.
O projecto visa a promoção do toque e construção do mais típico instrumento musical da zona do Campo Branco em ambiente escolar, sendo frequentada por vários jovens.
