O Rancho de Cantadores de Paris & Amigos atua nesta quinta-feira, 27, a partir das 18h00, no Fórum Municipal de Castro Verde, onde vai apresentar o seu novo digibook, intitulado “Alentejo Ensemble”.
Trata-se de um trabalho “desenvolvido ao longo de dois anos e meio”, que resultou num digibook de 160 páginas e num CD de 19 modas, “cuja edição contou com o apoio do Município de Castro Verde”, revela a autarquia castrense em comunicado.
“A partir do olhar exógeno de um grupo vocal constituído maioritariamente por elementos extra-lusófonos, foi produzido um quadro eclético com a variedade do cante contemporâneo, misturando-o com as vozes formadas na capital francesa”, acrescenta a mesma fonte.
Em “Alentejo Ensemble” os textos do digibook foram concebidos em português por Carlos Balbino e traduzidos em francês por Marie Odile Thiry-Duarte, com o intuito de “aproximar o publico francófono do universo das polifonias do sul português”.
As ilustrações são da autoria de Anna Turtsina, tal como o desenho gráfico, com o apoio de Daria de Guigné e o trabalho fotográfico de Ana Baião.
A obra conta ainda com prefácio de Salwa El-Shawan Castelo-Branco, assim como testemunhos de Mariana Cristina e Filipe Pratas.
Já o disco conta com a participações dos grupos “As Papoilas do Corvo”, “Os Ganhões de Castro Verde”, da Casa do Povo de Serpa, “Os Camponeses de Pias”, da Academia Sénior de Serpa, “Os Alentejanos”, “Os Cantadores do Desassossego”, “Os Ceifeiros de Cuba”, “As Ceifeiras de Pias”, “Alentejo Cantado”, “Monda”, Juvenil de Vila Nova de São Bento e “UXUkalhus”.
O trabalho conta ainda com os contributos de Nelson Conde, Pedro Mestre, Celina da Piedade, Tó Zé Bexiga e Francisco Pestana.