A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta quinta-feira, 21, a iniciativa InovAgro Jovem, direcionada a jovens até 40 anos naturais ou residentes nos concelhos da sua área de abrangência.
O evento, que decorrerá até ao início da tarde, pretende “mostrar que a tecnologia hoje em dia também faz parte da agricultura”, explica ao “CA” o presidente da AACB, António Aires.
“Queremos mostrar que a tecnologia e a inovação são fundamentais para a agricultura hoje em dia, para que os jovens percebam que a atividade no Campo Branco não é só tradicional, tem também uma parte tecnológica”, reforça o dirigente.
A par disso, continua António Aires, a realização do InovAgro Jovem também ambiciona “atrair mais jovens para esta atividade”. “Temos essa responsabilidade”, reconhece o presidente da AACB.
A primeira edição do InovAgro Jovem arranca pelas 9h00, no pólo 2 da AACB, em Castro Verde, sendo que após a sessão de boas vindas terá lugar uma palestra sobre “Deteção remota, instrumentos para monitorização das culturas e criação de cartografia a dose variável”, com Luís Conceição e Luís Silva.
Seguem-se sessões sobre tecnologia valtra (10h00), com Vasco Pombas, a utilização de drones na agricultura (10h15), com Duarte Deolindo, e sobre o projeto HISA (10h30), do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), com Elsa Rodrigues e Isabel Sofia.
Depois, os participantes irã até ao campo, para uma sessão entre as 11h45 e as 14h45 em que serão abordadas questões relacionadas com a monitorização de culturas, e a condução automática de tratores e aplicação diferenciada de fatores, assim como uma demonstração de aplicações foliares via drone.
O InovAgro Jovem 2023 conta com a colaboração do IPBeja, do InovTechAgro – Centro Nacional de Competência para Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal e das empresas Ascendum, Hubel Verde e Ribeiro & Carapinha.
A iniciativa é patrocinada pelas câmaras municipais de Castro Verde, Aljustrel e Ourique e pela Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar.