Campanha de vacinação contra a gripe em Odemira

Saúde - vacina 4 (idosos)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Garantir que a maior parte população do concelho com 65 ou mais anos de idade é vacinada contra a gripe, tendo em conta a actual situação pandémica, é o principal objectivo da Câmara de Odemira, que acaba de se associar à campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Em comunicado, a autarquia revela que se juntou a este esforço para facilitar “o acesso à administração da vacina” dada “a extensão do território”, “a difícil mobilidade e acesso aos serviços de saúde” e o facto “de existir população isolada, bem como impossibilidade, em tempo útil, do Centro de Saúde e respectivas extensões de Saúde responderem à procura”.
Neste sentido, acrescenta a mesma fonte, são três as formas que a população idosa do concelho tem para aceder à administração da vacina, “sempre sem custos para o utente”, a começar pelo Centro de Saúde de Odemira ou das extensões de Saúde.
A par disso, os idosos podem solicitar a vacinação nas farmácias locais aderentes à campanha, numa parceria entre o Município de Odemira e a Associação Dignitude, com a inscrição e administração nas farmácias Central e Confiança (Odemira), de São Luís, de Santa Clara-a-Velha, Nova e Palma (São Teotónio), Alfeirão e Milfontes (Vila Nova de Milfontes).
A terceira forma de acesso à vacina é através da Unidade Móvel de Saúde (UMS), numa articulação entre a Unidade de Cuidados na Comunidade/ Centro de Saúde, a Câmara de Odemira e as juntas de freguesia.
Para tal, explica a autarquia, os utentes terão de inscrever-se previamente nas juntas de freguesia, sendo que depois a UMS”irá deslocar-se às freguesias, durante as manhãs de sábado de Novembro e Dezembro, para administrar a vacina a idosos com 65 ou mais anos”.
Nesta ocasião, “os idosos terão de ser portadores do Cartão de Utente para que o acto seja registado nas plataformas informáticas do SNS, sob pena da vacina não ser administrada”, alerta a Câmara de Odemira.

Opinião

Carlos Pinto

22 de Outubro, 2021

Transição “cara”

Napoleão Mira

22 de Outubro, 2021

Modernices Medievais

Vitor Encarnação

8 de Outubro, 2021

BALANÇO

Carlos Pinto

8 de Outubro, 2021

Os desafios que se seguem!

Carlos Pinto

24 de Setembro, 2021

Domingo e o dever de ir votar!

Napoleão Mira

24 de Setembro, 2021

A Memória

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima