Campanha de vacinação contra a gripe em Odemira

Saúde - vacina 4 (idosos)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Garantir que a maior parte população do concelho com 65 ou mais anos de idade é vacinada contra a gripe, tendo em conta a actual situação pandémica, é o principal objectivo da Câmara de Odemira, que acaba de se associar à campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Em comunicado, a autarquia revela que se juntou a este esforço para facilitar “o acesso à administração da vacina” dada “a extensão do território”, “a difícil mobilidade e acesso aos serviços de saúde” e o facto “de existir população isolada, bem como impossibilidade, em tempo útil, do Centro de Saúde e respectivas extensões de Saúde responderem à procura”.
Neste sentido, acrescenta a mesma fonte, são três as formas que a população idosa do concelho tem para aceder à administração da vacina, “sempre sem custos para o utente”, a começar pelo Centro de Saúde de Odemira ou das extensões de Saúde.
A par disso, os idosos podem solicitar a vacinação nas farmácias locais aderentes à campanha, numa parceria entre o Município de Odemira e a Associação Dignitude, com a inscrição e administração nas farmácias Central e Confiança (Odemira), de São Luís, de Santa Clara-a-Velha, Nova e Palma (São Teotónio), Alfeirão e Milfontes (Vila Nova de Milfontes).
A terceira forma de acesso à vacina é através da Unidade Móvel de Saúde (UMS), numa articulação entre a Unidade de Cuidados na Comunidade/ Centro de Saúde, a Câmara de Odemira e as juntas de freguesia.
Para tal, explica a autarquia, os utentes terão de inscrever-se previamente nas juntas de freguesia, sendo que depois a UMS”irá deslocar-se às freguesias, durante as manhãs de sábado de Novembro e Dezembro, para administrar a vacina a idosos com 65 ou mais anos”.
Nesta ocasião, “os idosos terão de ser portadores do Cartão de Utente para que o acto seja registado nas plataformas informáticas do SNS, sob pena da vacina não ser administrada”, alerta a Câmara de Odemira.

Opinião

Carlos Pinto

1 de Abril, 2021

O elogio da agricultura

Vitor Encarnação

1 de Abril, 2021

Na minha estante

José Francisco Encarnação

22 de Março, 2021

Opções

Carlos Pinto

19 de Março, 2021

Um problema de futuro!

Napoleão Mira

19 de Março, 2021

De olhos em bico II

Vitor Encarnação

5 de Março, 2021

A porta

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima