“Caminhada das Beatas” passa pelo Almograve

Sensibilizar a população “para um consumo mais sustentável” e “para a necessidade de reduzir a produção de lixo” são dois dos objetivos da iniciativa de cariz ambiental “TheButtHike – A Caminhada das Beatas”, que passa neste sábado, 18, pela praia do Almograve, no concelho de Odemira.

Trata-se de um projeto itinerante que, ao longo de todo o verão, já percorreu mais de 30 cidades e vilas portuguesas e que é dinamizada por Andreas Noa, também conhecido pelo “TheTrashTraveler”, que no ano passado percorreu o país com a atividade “ThePlasticHike”, alertando para o excesso de lixo, em especial o plástico.

Este ano, Andreas Noa abraçou o desafio de sensibilizar as pessoas “para a necessidade de alterar os seus hábitos como é o caso de deitar beatas para o chão, sem nunca pensar que se trata de plástico que não se degrada e cujo destino final é o mar”, sublinha a Câmara de Odemira, que apoia a iniciativa, juntamente com a Junta de Freguesia de Longueira/Almograve.

A “TheButtHike – A Caminhada das Beatas” no Almograve arranca às 9h30, com uma caminhada no percurso entre a Pousada da Juventude, a “Foz dos Ouriços” e a praia do Almograve.

Após a caminhada, o lixo recolhido será analisado e terá lugar uma sessão educativa sobre alternativas sustentáveis, em que os participantes serão convidados a participar numa sessão de brainstorm para a realização de uma peça de arte a elaborar com as beatas recolhidas.

Segundo a autarquia, a peça será depois fotografada “para fazer parte da coleção ‘ThePlastickHike – Verão 2021’ e ficará patente ao longo de uma semana no parque de estacionamento da praia do Almograve”.

A iniciativa encerra com a exibição do documentário “ThePlasticHike”, no Pavilhão Multiusos do Almograve, pelas 21h00. O filme “relata” o trajeto de Andreas Noa durante o verão de 2020 por mais de 830 quilómetros, desde a praia da Foz do Minho, em Caminha, até aos areais de Vila Real de Santo António, no Algarve, enquanto recolheu lixo pelos areais.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima