Câmara de Ourique reduz 66% da dívida

Câmara de Ourique

No espaço de nove anos a Câmara de Ourique conseguiu reduzir a sua dívida em 66%, passando de 22,5 milhões de euros em 2005 para cerca de 7,5 milhões em Abril de 2015.
“Esta redução feita ao longo de uma década de governação assente na responsabilidade, no rigor e na gestão dos dinheiros públicos foi sempre acompanhada da dinamização de projectos e de obras em prol do desenvolvimento do concelho e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, sublinha ao “CA” o presidente da autarquia.
Entre a obra feita, Pedro do Carmo destaca a conclusão da Biblioteca Municipal, assim como a construção do centro escolar e jardim-de-infância, de centros de convívio e do posto de turismo, a requalificação do cine-teatro, o arranjo de estradas municipais e caminhos rurais, electrificações em meio rural e regeneração urbana, projectos de desenvolvimento económico e de dinamização agrícola, transportes públicos, entre outros.
“É importante ainda destacar que a estratégia de controlo e redução da dívida nunca foi acompanhada de austeridade para os cidadãos e famílias, tendo a autarquia assumido sempre um modelo de gestão assente no compromisso e na credibilidade junto de fornecedores e banca e de credibilização institucional do Município, sem sobrecarregar os ouriquenses”, sublinha Pedro do Carmo.
O autarca eleito pelo PS estima ainda que em Outubro de 2015, quando cumprir 10 anos de mandato, a redução da dívida da autarquia seja “superior a 70%”.
“Estes dados confirmam o processo de gestão da divida autárquica de Ourique como um exemplo único, várias vezes elogiado e premiado pelas entidades de supervisão e de regulação”, conclui.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima