Valorizar e alargar os horizontes dos produtos locais feitos a partir de medronho são alguns dos objectivos que levaram a Câmara de Odemira a criar a marca "Medronho SW".
O projecto foi apresentado durante a BTL ?- Bolsa de Turismo de Lisboa 2016 e tem como lema "Medronho que é medronho é do SW", com o claro propósito de dar notoriedade a um dos produtos mais típicos do concelho.
"O medronho é um produto com grande tradição, diria mesmo que é ‘o produto do concelho’, e queremos tentar promovê-lo. O facto de termos registado esta marca é a forma, digamos assim, de poder dar a conhecer os produtos através de uma marca que pretende valorizar, notabilizar e alargar os horizontes deste produto tradicional", explica ao "CA" o vereador Ricardo Cardoso, responsável pela pasta do Desenvolvimento Económico na Câmara de Odemira.
De acordo com o autarca, a nova marca "não se esgota na aguardente de medronho", pretendendo sim "valorizar o produto enquanto fruto e que pode ser transformado em inúmeros produtos". E a ideia passa por utilizar a marca "Medronho SW" como selo a colocar nesses produtos.
"Nesta fase é o que faz mais sentido. Mas obviamente que estamos a desenvolver rótulos de marca próprio e outros produtos", explica Ricardo Cardoso.
O vereador garante ainda que apesar de ter sido a autarquia a registar a marca, a ideia é que a sua gestão possa em breve passar para outras mãos.
"Aquilo que gostaríamos é que ela [a marca ‘Medronho SW’] pudesse ser gerida por um actor no território que tivesse a ver com a valorização do medronho", conclui.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde