Câmara de Monforte reduz dívida em 1,7 milhões de euros

Câmara de Monforte reduz

A Câmara Municipal de Monforte reduziu o seu endividamento em 1,7 milhões de euros nos últimos três anos, ficando com um défice na ordem dos quatro milhões de euros.
O presidente do Município, Miguel Rasquinho (PS), adianta à Agência Lusa que a diminuição da dívida “não se traduziu numa redução da obra", manifestando-se “bastante satisfeito” com os valores alcançados.
“Isto tem muito a ver com o trabalho que também fazemos nas nossas casas. Andamos todos com as calças na mão e, por isso, tivemos de fazer cortes em despesas supérfluas e reorientar o pouco que temos para o que é necessário”, explica.
Segundo o autarca, a dívida da Câmara de Monforte, em 31 de Dezembro de 2009, altura em que assumiu a presidência, ascendia a 5,7 milhões de euros, tendo sido reduzida, até ao final de 2012, para cerca de quatro milhões de euros.
“Nós continuamos a fazer aquilo que estava por fazer no concelho, rentabilizamos aquilo que tínhamos, reduzindo a adjudicação de obras a empresas privadas e todo o resto tem sido feito pelos funcionários da câmara”, diz.
Outro aspecto destacado por Miguel Rasquinho é o resultado liquido “positivo” obtido nos últimos dois anos, com mais de 204 mil euros em 2011 e mais de 80 mil euros em 2012.
Reconhecendo o facto de a Câmara continuar a viver com problemas financeiros, o autarca mostra-se, no entanto, “satisfeito” com a resposta dada pelas candidaturas apresentadas a vários programas comunitários.
Além dos cortes na transferência de verbas para as autarquias, por parte do poder central, a Câmara de Monforte lamenta que a sua capacidade em gerar receitas próprias seja “irrisória”, dando como exemplo as verbas alcançadas com a cobrança do Imposto Municipal de Transmissões (IMT).
De acordo com a autarquia, essas receitas estão a “descer abruptamente”, havendo uma “quebra de 53%” na cobrança do IMT, além de se terem mantido os valores das taxas mínimas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima