A Câmara de Mértola atribuiu um apoio extraordinário, no valor total de 58.250 euros, às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, que neste momento enfrentam “dificuldades acrescidas” devido ao aumento dos custos e à inflação.
O apoio agora concedido pela autarquia foi formalizado na terça-feira, 15, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da autarquia, Mário Tomé, e dos representantes das IPSS do concelho.
Segundo o município, “este apoio vem no seguimento das medidas implementadas pela autarquia, para estabelecer estratégias de atenuação das dificuldades financeiras sentidas por estas instituições”.
A Câmara de Mértola frisa igualmente, em comunicado enviado ao “CA”, as IPSS são“importantes alicerces potenciadores de uma melhoria da qualidade de vida da população, sendo o seu trabalho essencial na resposta às necessidades dos habitantes”.
Ainda assim, continua a mesma fonte, “após as restrições provocadas pela pandemia Covid-19, as dificuldades das instituições continuam bem presentes e tendem a agravar-se no atual cenário de inflação”.
Em causa está, segundo a autarquia, “o aumento dos preços dos bens essenciais” e de “diversos produtos”, desde higiene e limpeza a alimentares ou de manutenção, o que leva a que estas instituições “enfrentem dificuldades acrescidas, colocando em causa o seu normal funcionamento”, “o apoio a quem delas necessita” e “até a sua sustentabilidade financeira”.