Câmara de Mértola apoia empresas do concelho

Câmara de Mértola

Relançar a dinâmica empresarial do concelho é a grande meta da Câmara de Odemira, que tem vindo a lançar diversas medidas de apoio aos empresários locais, “de modo a ajudar todos os que foram afectados pela pandemia” de Covid-19.
Em comunicado, a autarquia liderada pelo socialista Jorge Rosa explica que como medida para apoiar os empresários que durante o período de emergência “estiveram fechados ou com actividade muito reduzida” foi criado um programa “de apoio directo à quebra de negócio/receita, baseado na facturação média calculada com base em três períodos homólogos dos anos de 2014, 2016 e 2018, e avaliado em função de vários critérios”.
“Para beneficiar deste apoio será necessário fazer candidatura a esta medida do Município, e juntar os comprovativos sempre que solicitado”, sendo que “será criado um júri de avaliação das candidaturas, soberano na avaliação”, revela a mesma fonte.
A juntar a isto, e no âmbito do programa “Adaptar”, lançado pelo Governo para incentivar à adaptação do comércio e serviços em contexto da Covid-19, a autarquia mertolense “irá prestar apoio técnico na elaboração e acompanhamento das candidaturas às empresas que o solicitem”.
Já para os consumidores não domésticos que, “por imposição legal, fecharam ao público os seus espaços comerciais e para os consumidores industriais que produzam bens facilmente perecíveis, a Câmara [de Mértola] vai isentar o pagamento total da factura da água, nos meses de Maio, Junho e Julho”.
A autarquia revela que outra das medidas municipais para ajudar os restaurantes, cafés e similares “é a suspensão da cobrança de taxas de ocupação da via pública durante o actual ano económico, até porque devido à necessidade de afastamento dos clientes, essas áreas poderão ser ampliadas”.
A par disto, acrescenta, “todos os estabelecimentos comerciais localizados nos espaços propriedade do Município, que estiveram fechados devido à pandemia, estão isentos do pagamento de renda nos meses de Maio e Junho”, enquanto a renda de Julho “terá uma redução de 50%”.
De modo a informar sobre todas as medidas em vigor, e sobre a diversa legislação que saiu sobre o tema, foi decidida a criação de canais informativos preferenciais, para esclarecimento de dúvidas e procedimentos, em parceria com a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, nas várias organizações com responsabilidade directa na gestão da economia social e financeira da Covid-19.
Consciente “do importante papel desempenhado” pelos Bombeiros Voluntários de Mértola e pelas instituições de solidariedade social do concelho “no bem-estar de todos os mertolenses”, a autarquia decidiu ainda isentar em 50% a factura da água destas instituições nos meses de Maio, Junho e Julho.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima