A Câmara de Beja elencou três “necessidades fundamentais” para o concelho, no âmbito da discussão pública do Plano Ferroviário Nacional (PFN), atualmente a decorrer.
Segundo adianta o autarca Paulo Arsénio, a primeira prioridade identificada passa pela “necessidade de eletrificação do troço Beja-Casa Branca, com ramal ao aeroporto”.
A par disso, a Câmara de Beja propôs a “reativação/requalificação da linha Beja-Funcheira eletrificada”, por forma a permitir a circulação de composições até 750 metros de comprimento.
“Essa reativação permite a circulação de passageiros até ao Algarve e também a ligação de carga Sines-Beja, com eventuais ganhos futuros importantes para a criação de negócios e de emprego no Terminal Civil da Base Aérea 11 (aeroporto)”, argumenta o presidente do município.
Por fim, a Câmara de Beja defende a “ligação em velocidade alta da solução proposta de uma nova linha Évora-Beja-Faro”.
“Esta linha ligaria três capitais de distrito e dois aeroportos, permitindo escoar, sobretudo para sul, muitos turistas/passageiros para Faro cujo aeroporto está próximo de atingir o limite de passageiros que comporta”, frisa Paulo Arsénio.
O autarca nota ainda que esta linha permitirá “viajar rapidamente de/até Madrid, via Évora, e ainda de/para Sevilha, via Faro, encurtando a viagem para Lisboa em 40 minutos face ao tempo de viagem atual”.
“Esta última é uma solução demorada que passa pela construção de raiz de uma nova via sujeita a complexas avaliações de impacto ambiental e muito onerosa em termos financeiros, mas que ainda assim faz todo o sentido e que o Município considera muito importante”, conclui Paulo Arsénio.