As obras de requalificação do Campo das Eiras, na vila de Almodôvar, arrancaram esta semana, num investimento municipal de quase 1,5 milhões de euros (mais IVA). Uma obra que o presidente da Câmara Municipal garante ser marcante para a sede de concelho e para todos os almodovarenses.
“Estamos a falar de uma obra que ficará para a posteridade e que será uma referência para o concelho de Almodôvar”, afiança António Bota em declarações ao “CA”, lembrando que o espaço do antigo campo de futebol da vila “está abandonado e só serve para fazer a Feira das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL) uma vez por ano”.
“É uma zona da nossa vila que está degradada e que precisa de obras intensas no que respeita a modernização de condutas de águas, esgotos e pavimento”, acrescenta o autarca almodovarense.
A empreitada está a cargo da empresa Indugal e prevê a criação no local de uma praça para lazer, feiras e eventos, além de instalações sanitárias, um parque infantil e um edifício de apoios, com bar e restaurante.
“Estamos a falar de uma obra que ficará para a posteridade e que será uma referência para o concelho de Almodôvar.”
António Bota | presidente da Câmara de Almodôvar
No “novo” Campo das Eiras será igualmente criado o Centro de Interpretação do Medronho, que terá museu e espaços para exposição, promoção, exemplificação e degustação deste recurso endógeno do concelho.
“Almodôvar é um concelho de [produção de] medronho e não temos nenhum espaço cultural onde possamos fazer medronho ao vivo ou ter degustações. Vai ser um centro de valorização deste recurso endógeno, que esperamos que venha a ser um sucesso”, justifica António Bota.
As obras de requalificação do Campo das Eiras vão arrancar depois de um longo processo de preparação, conceção e lançamento do projeto, como reconhece o presidente da Câmara Municipal.
“Foi uma grande luta, mas a obra começa a 3 de maio e a empresa que vai fazer a empreitada tem provas dadas de eficiência, de qualidade e de capacidade de resposta”, afiança António Bota, acrescentando que “teria adorado estar a inaugurar hoje a obra em vez de a estar a iniciar”.
Ainda assim, e ultrapassados todos os contratempos, o autarca almodovarense não tem dúvidas que a empreitada “vai valorizar urbanisticamente” toda a zona, além de permitir à vila ter outro “cartão de visita”, sobretudo para quem chega a Almodôvar pela autoestrada.
“Vamos passar a ter uma praça onde se poderá passear com os nossos seniores e as nossas crianças, onde se poderá passar uma tarde de verão e ter eventos temáticos praticamente durante todo o ano. Será uma zona limpa, agradável, digna e de referência no concelho de Almodôvar”, conclui António Bota.