Câmara de Aljustrel já tem projeto da futura variante da vila

A Câmara de Aljustrel já recebeu o projeto final de execução da futura variante da vila e espera que seja possível lançar o concurso público para a realização da empreitada até ao final deste ano.

O projeto foi entregue à autarquia, e também à empresa Infraestruturas de Portugal (IP), nesta terça-feira, 14, e contempla as especialidades do traçado, drenagem, pavimentação, obras acessórias, sinalização e segurança e obras de arte integradas.

“Está ainda feito um projeto de iluminação”, assim como o “estudo de ambiente que será apresentado à APA” nesta quinta-feira, 16, juntamente com um pedido de dispensa para avaliação de impacto ambiental.

Segundo a autarquia “mineira”, “após a homologação” deste projeto, será possível avançar “para a construção da obra”, que tem garantia de financiamento através da sua inscrição no Plano de Recuperação e Resiliência.

A futura variante da vila é reivindicada “há anos” e será “determinante para o desenvolvimento do concelho” e para “melhorar o acesso à zona de extração mineira e à área de localização empresarial”, sublinha a Câmara Municipal.

A mesma fonte explica que a variante de Aljustrel ligará a ER 261 à EN2, “passando pela EN 383, com uma extensão total de cerca de 4436 metros”.

“A sua construção permitirá desviar para fora da vila o trânsito de veículos pesados, muito em particular os que transportam matérias perigosas”, revela a Câmara Municipal.

A par disto, a futura variante de Aljustrel “vai permitir um melhor ordenamento do perímetro urbano da localidade”, além de “ser crucial para o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas” instaladas ou que pretendam fixar-se na zona.

“E permitirá ainda uma maior segurança à população, nomeadamente no que diz respeito à mobilidade dentro da vila”, conclui a Câmara de Aljustrel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima