A Câmara de Aljustrel vai reforçar, em 2022-2023, os auxílios económicos aos alunos mais desfavorecidos do concelho em todos os ciclos de ensino, nomeadamente para aquisição de material escolar e para os livros de fichas do primeiro ciclo.
A medida foi anunciada em comunicado pela autarquia “mineira” no arranque do novo letivo, que assinala a transferência de competências na área da Educação para a Câmara Municipal.
Nesse sentido, a Câmara de Aljustrel dotou “os estabelecimentos de ensino de melhores condições, procedendo a diversos arranjos e à manutenção nos edifícios, bem como à limpeza interior e exterior das escolas”.
A par disto, o município decidiu ainda reforçar, “em todos os ciclos de ensino, os auxílios económicos aos alunos mais desfavorecidos, nomeadamente para aquisição de material escolar e para livros de fichas do primeiro ciclo”.
Em 2022-2023 a Câmara de Aljustrel vai igualmente assegurar os transportes escolares, as atividades de animação e apoio à família para o pré-escolar, a componente de apoio à família para os alunos do primeiro ciclo e vários projetos educativos dinamizados por diferentes setores do município.
Também as atividades de enriquecimento curricular (AEC) passam a ser geridas pela autarquia, “com recurso à prestação de serviços de uma empresa especializada na área”.
Por fim, e além do leite que é entregue aos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, a Câmara de Aljustrel oferecerá também fruta “duas vezes por semana”, com o objetivo de “fomentar a prática de uma alimentação mais saudável”.