Cabo ótico submarino “EllaLink” inaugurado em Sines

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou nesta terça-feira, 1, o novo cabo submarino do consórcio “EllaLink”, um investimento de 150 milhões de euros que liga Fortaleza (Brasil) a Sines e vai proporcionar “um nível de conetividade internacional sem precedentes entre os dois continentes”.

Na ocasião, o governante disse tratar-se de um projeto “da maior importância estratégica” para a Europa e para Portugal.

“A nossa posição geográfica fez de nós no passado, faz de nós hoje e fará de nós no futuro algo que é muito importante, que é sermos uma porta de entrada, um ponto de ligação, uma ponte, um ponto de amarração entre a Europa e os outros continentes”, acrescentou Costa.

Já o presidente da Câmara de Sines considerou que a inauguração do cabo submarino “EllaLink” constitui “o início de um novo capítulo no desenvolvimento económico de Sines”.

“Com o surgimento de um setor tecnológico associado a este cabo submarino, o nosso território torna-se ainda mais central para o futuro do país. Para quem cá vive, abrem-se novas oportunidades”, frisou Nuno Mascarenhas.

Segundo o autarca, “como pólo de instalação de <i>data centers</i> vão surgir novos empregos qualificados e uma dinâmica que pode ser transformadora de toda a economia local”.

“Teremos de esperar que os investimentos anunciados se concretizem, mas este é um dia que pode marcar um antes e um depois na vida de Sines neste século”, concluiu.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima