Os Bombeiros Voluntários de Aljustrel contam, desde esta quarta-feira, 8, com uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), fruto de um compromisso assumido entre a Associação Humanitária, a Câmara Municipal e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Trata-se de uma equipa “altamente especializada, constituída por cinco bombeiros”, cabendo à Câmara de Aljustrel assumir “50% dos valores dos vencimentos destes profissionais, num montante anual de cerca de 40 mil euros”.
Em comunicado, a autarquia “mineira” frisa que, com este apoio, pretende “garantir a prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”.
A Câmara de Aljustrel lembra ainda que as EIP garantem “em permanência” o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes e o socorro, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave e a colaboração em outras atividades de Proteção Civil.