Autárquicas. PS com candidatos decididos, PSD e CDU mais “atrasados”

Eleições 3

A cerca de seis meses das eleições Autárquicas, o PS tem o processo de escolha dos seus candidatos às 14 câmaras municipais do distrito de Beja praticamente “fechado”, com PSD e CDU a estarem mais “atrasados” na seleção dos seus cabeças de lista.

Nos socialistas, e cumprindo a regra interna de autarcas em funções serem candidatos caso não estejam a cumprir o último mandato, estão confirmadas as candidaturas de António José Brito em Castro Verde, de Luís Pita Ameixa em Ferreira do Alentejo e de Álvaro Azedo em Moura.

Por oficializar, “mas certas”, como adiantou fonte do PS ao “CA”, estão também as recandidaturas de José Efigénio (Alvito), Paulo Arsénio (Beja), Mário Tomé (Mértola), Hélder Guerreiro (Odemira) e Marcelo Guerreiro (Ourique).

Já em Aljustrel, onde o atual autarca Carlos Teles não se recandidata, avança o deputado Nelson Brito, que liderou este município entre 2009 e 2021, enquanto em Almodôvar a candidata socialista será a atual vice-presidente da autarquia, Ana Carmo, dado António Bota estar a cumprir o seu último mandato.

Nos concelhos onde é oposição, o PS tem como candidatos Bela Filipe (Barrancos), Francisco Orelha (Cuba), Francisco Picareta (Serpa) e Ricardo Bonito (Vidigueira).

Bem mais “atrasados” no processo de escolha dos respetivos candidatos autárquicos no distrito de Beja parecem estar CDU e PSD.

Os comunistas já anunciaram a recandidatura de Rui Raposo em Vidigueira, assim como as candidaturas de David Serra (Alvito), Vítor Picado (Beja), João Duarte Palma (Cuba), João Português (Ferreira do Alentejo), André Linhas Roxas (Moura) e João Dias (Serpa).

Sendo previsível que Leonel Rodrigues seja candidato a um segundo mandato em Barrancos, faltam ainda ser anunciados os cabeças de lista comunistas em Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Odemira e Ourique.

Já no PSD, que não lidera qualquer câmara no distrito, estão anunciadas as candidaturas de José Tadeu Freitas (Almodôvar), Nuno Palma Ferro (Beja), Lígia Araújo (Cuba), Rui Sousa (Moura), Ana Cortes (Odemira), Ana Moisão (Serpa) e António Maldonado (Vidigueira).

Faltam ser conhecidos os cabeças de lista social-democratas em Alvito, Aljustrel, Barrancos (onde tem uma vereadora, Dalila Guerra), Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola e Ourique – onde tudo aponta para que o candidato volte a ser o deputado Gonçalo Valente, que lidera também a lista da AD por Beja nas Legislativas.

Nos restantes partidos, destaque para as cinco candidaturas já anunciadas pelo Chega: Octávio Costa em Ferreira do Alentejo, Rui Rodrigues em Moura, Rui Sousa Campos em Odemira, Idalete Brito em Ourique e Mário Cavaco em Serpa.

Em Serpa, destaque ainda para a candidatura de um movimento independente liderado pelo “histórico” João Rocha, que presidiu aquela autarquia durante mais de 30 anos… sempre pelo PCP!

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima