Autárquicas: CDU já escolheu vários candidatos

Autárquicas: CDU já

José Maria Pós-de-Mina poderá voltar a liderar a candidatura da CDU à Câmara Municipal de Moura nas próximas Eleições Autárquicas, apurou o “CA” junto de várias fontes. Pós-de-Mina foi presidente daquela autarquia entre 1997 e 20013, não tendo apresentado a sua recandidatura em 2013 por impeditivos legais (tinha cumprido três mandatos consecutivos).
Confrontado com esta notícia, o coordenador da Direcção de Beja do PCP, Miguel Madeira, não a confirma, revelando ao “CA” que os organismos do partido e as estruturas da CDU, “em auscultações, discussão e decisões com os militantes e activistas, desenvolvem um processo em que serão tomadas decisões a seu tempo”.
Aliás, Miguel Madeira não só não confirma a candidatura de José Maria Pós-de-Mina como também não confirma mais quatro nomes que o “CA” apurou estarem certos como candidatos nos respectivos concelhos: Isabel Sabino em Barrancos e Helena D’Aguilar em Vidigueira serão candidatas naqueles concelhos. Uma e outra são actuais vice-presidentes das respectivas câmaras e, também nos dois casos, os actuais presidentes (António Tereno e Manuel Narra) estão impedidos de se recandidatarem por estarem a cumprir o terceiro mandato consecutivo.
Nos concelhos onde a CDU está na oposição, também há nomes que deverão ser anunciados em breve. É o caso de Miguel Bento em Mértola e de Manuel Nobre em Aljustrel: os dois são vereadores nas respectivas autarquias. Sobre estas notícias, Miguel Madeira repete que “essas decisões serão tomadas no seu tempo próprio”.
Entretanto, o “CA” apurou também que em Ourique a CDU prepara-se para apresentar a candidatura de José Filipe Estevens, que liderou a aquela câmara entre 1989 e 1993, naquele que foi o último mandato de maioria comunista em Ourique. As grandes dúvidas, portanto, subsistirão nos concelhos de Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Odemira – três municípios habitualmente muito complicados para a CDU.
No caso dos actuais presidentes de Câmara, parece certa a recandidatura de João Rocha (Beja), Francisco Duarte (Castro Verde), António Valério (Alvito), Tomé Pires (Serpa) e João Português (Cuba).
“Sendo as eleições para as autarquias locais processos muito envolventes, que o PCP e a CDU estão naturalmente a acompanhar, desenvolvemos o mais amplo debate possível para se encontrarem as soluções que em cada concelho, e de acordo com as suas particularidades e circunstâncias, melhor cumprem os objectivos de reforço da influência política e eleitoral da CDU”, explica ao “CA Miguel Madeira, adiantando ainda que o partido está “de forma tranquila, a preparar essas decisões, designadamente dos cabeças de listas às câmaras municipais”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima