Autárquicas 2021. PS conquista 10 câmaras no distrito de Beja

Contas feitas após a noite eleitoral deste domingo, 26, o PS continua a ser a força política com mais peso autárquico no distrito de Beja, ao liderar 10 das 14 câmaras municipais da região.

Os socialistas conquistaram à CDU a Câmara de Alvito e mantiveram as de Aljustrel, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira e Ourique.

As restantes autarquias serão lideradas pela CDU: Barrancos (que foi conquistada ao PS), Cuba, Serpa e Vidigueira.

Na capital de distrito, o socialista Paulo Arsénio quebrou a “tradição” das últimas cinco eleições e foi reeleito presidente, ainda que sem maioria.

Com uma votação de 39,14%, o PS garantiu três eleitos, os mesmos que a CDU, tendo a coligação “Beja Consegue”, liderada por Nuno Palma Ferro, garantido o último vereador.

“É um facto histórico, é a primeira vez que o PS terá dois mandatos [consecutivos] em Beja, nunca tinha acontecido”, frisou Paulo Arsénio à Agência Lusa, acrescentando: “Pela primeira vez, o PS vai ter oportunidade de fazer oito anos à frente da Câmara Municipal de Beja, o que nunca tinha acontecido”.

Em Almodôvar e Castro Verde o PS consolidou os resultados alcançados há quatros, com as reeleições de António Bota (70,84%) e António José Brito (58,43%).

Marcelo Guerreiro (PS) foi reeleito em Ourique com uma votação de 53,10%, enquanto Luís Pita Ameixa garantiu novo mandato em Ferreira do Alentejo, com 46,04%.

As Autárquicas 2021 representaram também a eleição de novos autarcas em Aljustrel, Mértola e Odemira, onde o PS vai continuar a governar.

O socialista Carlos Teles vai suceder a Nelson Brito em Aljustrel, com uma vitória com 49,65% dos votos, ao passo que Mário Tomé obteve uma vitória “esmagadora” em Mértola, com 57,61% dos votos e a eleição de quatro dos cinco vereadores (a CDU elegeu o outro).

Finalmente, o socialista Hélder Guerreiro sucede ao também socialista José Alberto Guerreiro na liderança da Câmara de Odemira. Vitória do PS no maior concelho do país com uma votação de 46,66%.

São estes os presidentes de câmara para o mandato de 2021-2025:

Aljustrel – Carlos Teles (PS) *

Almodôvar – António Bota (PS)

Alvito – José Efigénio (PS) *

Barrancos – Leonel Rodrigues (CDU) *

Beja – Paulo Arsénio (PS)

Castro Verde – António José Brito (PS)

Cuba – João Português (CDU)

Ferreira do Alentejo – Luís Pita Ameixa (PS)

Mértola – Mário Tomé (PS) *

Moura – Álvaro Azedo (PS)

Odemira – Hélder Guerreiro (PS) *

Ourique – Marcelo Guerreiro (PS)

Serpa – João Efigénio Palma (CDU) *

Vidigueira – Rui Raposo (CDU)

* novos presidentes

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima