O presidente da Câmara de Ourique apelou ao ministro da Agricultura que o concelho fosse incluído nos territórios contemplados com apoios à reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias afectadas pela seca.
Na carta enviada a Capoulas Santos esta quinta-feira, 20, Marcelo Guerreiro defende que “ao longo dos anos o Município de Ourique tem materializado uma estratégia de desenvolvimento assente na valorização do Mundo Rural e no aproveitamento das suas potencialidades, em especial da excelência das condições para a produção pecuária de animais da raça alentejana”.
“Esse desafio de valorização da economia local associado ao Mundo Rural começou com o resgate do sector do risco de implosão e com a crescente afirmação da fileira e de Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’”.
Nesse sentido, o jovem autarca expressou ao Governo a sua “estranheza e incompreensão pelo facto do Município de Ourique não constar do elenco de territórios contemplados com apoios à reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias sujeitas ao fenómeno de seca severa”.
“A ausência do Município de Ourique no Despacho nº12618-B/2016 é injusta”, acrescenta Marcelo Guerreiro, que conclui a carta defendendo que se encontre “uma solução que reponha sentido e justiça à exclusão do território do Município de Ourique do elenco de territórios contemplados com apoios à reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias sujeitas ao fenómeno de seca severa”.
