O presidente da Câmara de Alvito defende que o seu concelho seja incluído no despacho que estabelece os apoios às explorações pecuárias em territórios afectados pela seca.
Em carta enviada ao ministro da Agricultura, o autarca António João Valério defende a revisão da listagem de concelhos elegíveis, sublinhando que Alvito “cumpre os critérios adoptados para a definição dos territórios especialmente afectados pelo fenómeno da seca”.
“Assim, invocando o princípio de equidade, tomo a liberdade de solicitar a V. Ex.ª a reconsideração desta listagem com a integração do concelho de Alvito”, pode ler-se no ofício enviado Capoulas Santos, onde o autarca da CDU elogia também o ministro pela iniciativa tomada no sentido de “contribuir para a sustentabilidade económica das explorações pecuárias”.
Recorde-se que o Governo aprovou na passada semana um diploma que prevê a criação de uma linha de apoio às explorações pecuárias em territórios afectados pela seca.
No total, são três milhões de euros para realização de furos para captação de água subterrânea, aquisição de equipamentos de bombagem e de equipamentos de transporte de água, que para já se destinam às explorações dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde