O projeto “Miragem!” está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do “mundo” das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
O projeto, que vai na sua sétima edição, é promovido pela Câmara de Odemira, através do programa ODETE – Odemira Território Educativo, e tem como responsável pela programação e acompanhamento pedagógico a coreógrafa Madalena Victorino.
Em comunicado, a autarquia explica que o “Miragem!” irá oferecer aos alunos do concelho espetáculos e performances “em contexto de sala de aula ou fora da escola” até ao final do presente ano letivo.
O objetivo é ser “um contributo que, integrando a componente artística da educação, se foca na transformação social e humanista, no bem-estar individual e coletivo da população escolar e das suas famílias, na capacidade crescente de analisar, de apreciar e criticar, de imaginar e de criar que cada aluno possui individualmente”, explica a mesma fonte.
A edição de 2021-2022 do “Miragem!” arrancou no passado mês de outubro, sendo que entre os dias 25 e 29 desse mês foram apresentados aos alunos do segundo e terceiro ciclos e do secundário dois espetáculos.
Um deles foi “NÃO – Teatro que dá que pensar”, baseado na obra Paz Traz Paz, de Afonso Cruz, transmitiu a 311 alunos importância de dizer ‘não’, sendo “uma palavra muito pequena, quase não se vê, mas tem o poder dos mais belos atos heróicos”.
O outro foi a palestra performativa “Take a Stand”, apresentada a 351 alunos em várias sessões participativas, para reflexão sobre as alterações climáticas, debruçando-se “sobre a ciência atual neste tema e também sobre um futuro que, mantendo-se o ‘business as usual’, se estima como potencialmente insustentável à vida humana”.
Já na semana de 2 a 5 de novembro foi a vez de 224 alunos do primeiro ciclo assistirem à peça “INUIT – Um povo com vários povos”, experiência teatral que tratou o tema dos diferentes povos em torno do mundo, as diferentes formas e costumes com que habitam.
A Câmara de Odemira revela que, até final do presente ano letivo, serão ainda apresentados nas escolas do concelho os espetáculos “Arqueologia Sentimental – Acontecimento teatral sobre o desenterrar histórias”, “INUIT em Oficina – Uma casa para cada neve”, “A pensar morreu um burro – Oficina para micro-filósofos”, “Circo Miragem – workshop de circo, música e dança”, “O livro escuro e claro – workshop de conversas, escrita e desenho”, “Music (4) All – workshop de dança e voz e cidadania”, “Imagem e semelhança – workshop de realização audiovisual”, “Todos somos uma história – oficina de escrita e leitura”, “Escrever à flor da pele – palestra sobre piercings, tatuagens e filosofia”, “Olhar, ver, pensar – sessão de cinema e cidadania com debate”, e “Entre nós e as palavras – recital e debate”.