Artes do Mediterrâneo no concelho de Odemira

Os sons e as artes do Mediterrâneo e do mundo lusófono está de regresso ao concelho de Odemira, que volta a receber neste mês de setembro a passagem da 30ª edição do festival “7 Sóis 7 Luas”, promovido por uma rede cultural de 30 cidades de Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia.

Em 2022 os espetáculos do festival integram a programação do evento “Setembro, uma imersão cultural”, da Câmara de Odemira, contando com quatro espetáculos musicais e uma performance artística.

A passagem do “7 Sóis 7 Luas” por Odemira começa neste domingo, 4, pelas 21h30, com um concerto da Blimunda 7Luas Orkestra no Cerro do Peguinho. Composta por músicos de Espanha, Cabo Verde, Itália, La Réunion e Portugal, trata-se de uma criação musical original do festival que homenageia José Saramago por ocasião dos 100 anos do nascimento do Prémio Nobel.

Na próxima sexta-feira, 9, será a vez do Jardim da Elsa, em São Teotónio, receber pelas 21h30 a atuação do cabo-verdiano Miroca Paris, cantor e multi-instrumentista que leva mais de duas décadas de carreira e que já tocou com Cesária Évora e participou em digressões com Madonna.

No dia seguinte, 10 (sábado), também às 21h30, sobe ao palco do Jardim do Mercado, em São Luís, o grupo italiano NOP – Nuova Officina Popolare, que vão apresentar um espectáculo “cheio de energia” e inspirado na música e bailes populares de Nápoles e sul de Itália.

O programa do “7 Sóis 7 Luas” no concelho de Odemira termina no dia 11 (domingo), com duas iniciativas no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes. Às 19h00 tem lugar o espetáculo “Kalabazi”, uma performance de bicicleta acrobática a cargo de Jéssica Arpin (Brasil/ Espanha). Depois, pelas 21h30, será a vez de subir ao palco o brasileiro Edu Miranda, “virtuoso” do bandolim que colaborou no último álbum da Madonna, “MadameX”.

Recorde-se que o primeiro momento do festival em Odemira aconteceu no mês de agosto, com uma residência artística de SEPT, um dos novos talentos de street art da Ilha Reunião, que pintou um mural na margem esquerda da zona ribeirinha de Odemira.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima