Arranca 3ª fase de obras na Basílica de Castro

Arranca 3ª fase de obras

Arranca nesta segunda-feira, 17 de Agosto, a terceira fase das obras de recuperação da Basílica Real de Castro Verde, investimento avaliado em 45 mil euros e que prevê a recuperação do coro alto e do nártex.
Tal como o "CA" avançou em primeira mão na sua edição de 24 de Julho, a intervenção, que deverá demorar cinco meses e é promovida pela Paróquia de Castro Verde, conta com um apoio directo de 10 mil euros por parte da Câmara Municipal local, que vai ainda assumir as despesas com o alojamento dos técnicos (mais 9.000 euros).
A par deste apoio, a Paróquia de Castro Verde tem garantidas comparticipações financeiras para a obra da União das Freguesias de Castro Verde e Casével (2.000 euros), da Associação de Agricultores do Campo Branco e da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar (6.000 euros entre as duas instituições).
O projecto da terceira fase das obras de recuperação da Basílica Real de Castro Verde prevê a recuperação do tecto do nártex e arcos adjacentes, sendo que entre os trabalhos programados estão a consolidação das argamassas do suporte, a colmatação de fendas e a colocação de uma camada de protecção.
Já a intervenção no tecto do coro alto incluirá, entre outros, trabalhos de fixação e consolidação das camadas policromas, a consolidação do estuque, das argamassas e dos tijolos de suporte e a colmatação de fendas.
Será ainda recuperado algum do mobiliário existente na Basílica Real de Castro Verde, nomeadamente o guarda-vento, porta da capela baptismal, tampa da pia baptismal e balaustradas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima