Os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) reciclaram, entre os meses de janeiro e junho, um total de 891 toneladas de resíduos, mais 157 toneladas que nos mesmo período do ano passado.
Segundo comunicado da AMCAL, que junta os municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, “estas 891 toneladas, significam um claro aumento, quando comparado com igual período em 2022, durante o qual foram recolhidas 734 toneladas.
A mesma fonte acrescenta que as embalagens, latas, plásticos, vidro, papel e cartão foram recolhidos “pelo sistema de recolha seletiva porta-a-porta ‘Separar sem Parar’, gerido pelos municípios”.
Citado no comunicado, o secretário-Geral da AMCAL, Vítor Picado, refere que “o aumento da recolha de resíduos através do sistema, porta-a-porta, demonstra o empenho e uma maior consciência ambiental das populações aderentes ao ‘Separar sem Parar’, que estão a reciclar mais, a par de um sistema municipal que está a dar uma efetiva e melhor resposta”.
“Sinal disso mesmo é a redução em 6,8% da recolha de lixo indiferenciado nos primeiros seis meses deste ano, quando comparamos com igual período de 2022”, acrescenta este responsável.