Almodôvar, Mértola e Ourique são “Autarquias Familiarmente Responsáveis”

Almodôvar, Mértola e Ourique são as três câmaras municipais do distrito de Beja galardoadas com a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Mais Responsável 2021”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

A iniciativa visa distinguir as autarquias que investiram “na construção de uma política integrada de apoio à família” e levaram a cabo “um conjunto de medidas e boas práticas em matéria de política familiar, com dados reportados a 2020”.

No caso da Câmara de Almodôvar, trata-se da sexta vez que recebe este galardão, o que segundo o autarca António Bota se deve ao facto da autarquia estar a ir “ao encontro das necessidades do concelho”.

Entre as medidas sociais municipais de apoio à família, o presidente da Câmara de Almodôvar destaca “o aumento da comparticipação do cartão do idoso para 100% nos medicamentos não comparticipados”, “o apoio a todos os estudantes do ensino superior com transportes e bolsas de estudo”, o “incentivo à natalidade” ou “o apoio à execução de pequenas obras e reparações domésticas a famílias carenciadas.

António Bota sublinha igualmente que a Câmara de Almodôvar tem também apoiado o projeto da Universidade Sénior, além de atribuir verbas “para aquisição de material escolar aos estudantes do ensino básico e secundário”.

“O executivo está plenamente consciente daquilo que é a ação social e o que é necessário fazer nessa área, e mais ainda nesta altura crítica que atravessamos com a Covid-19, que ainda continua a afetar todo o mundo”, remata o edil almodovarense.

Já a Câmara de Mértola recebe a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Mais Responsável” pelo 11º ano consecutivo, o que se deve a iniciativas de apoio à maternidade e paternidade, a implementação de tarifas sociais nas despesas de água, saneamento e resíduos, ou apoios às famílias com necessidades especiais, através da intervenção do projeto “CAPACITAR+”.

A par disto, a autarquia mertolense realça, entre outras medidas, a oferta de material escolar, a disponibilização e gratuidade de transportes escolares ou a atribuição de bolsas de estudo para os estudantes no ensino superior, além do desenvolvimento de projetos como o de “Melhoramentos Habitacionais” ou a Unidade Móvel de Saúde.

“O Município de Mértola recebe esta distinção com um grande orgulho e continuará os seus esforços no sentido de trabalhar incessantemente pela melhoria da qualidade de vida das famílias residentes no concelho”, frisa a autarquia em comunicado.

Por sua vez, a Câmara de Ourique é reconhecida pelo OAFR pelo segundo ano consecutivo, distinção que, segundo a autarquia, “reconhece a excelência do amplo conjunto de apoios sociais” do município “destinados às crianças, jovens, famílias e população sénior”.

“Um conjunto de apoios sociais que contribuem para  a melhoria das condições de vida e para a coesão social no nosso território e é sublinhado pela atribuição deste reconhecimento nacional”, acrescenta a Câmara Municipal em comunicado.

A autarquia explica que esta distinção se deve às “duas dimensões das políticas municipais de apoio às famílias”, nomeadamente a adoção de “medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral para os seus trabalhadores” e de “medidas facilitadoras da vida familiar, em particular para as famílias com tês ou mais filhos”.

A cerimónia de entrega da bandeira verde às três autarquias está agendada para o próximo dia 25 de novembro, em Coimbra.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima