A vila de Aljustrel recebeu, nesta semana, uma visita de alunos da Universidade do Minho, que foram recebidos no Campus do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) na “vila mineira”.
Durante a iniciativa, a Câmara Municipal “deu a conhecer aos alunos e docentes o projeto do Parque Mineiro de Aljustrel, que brevemente abrirá ao público”, revela a autarquia em comunicado enviado ao “CA”.
Segundo a edilidade, “têm sido recorrentes estas visitas a Aljustrel, tendo já passado por estas iniciativas alunos de diversas universidades, que encontram neste território as condições ideais para a aprendizagem das matérias em análise”.
A Câmara Municipal reforça que “Aljustrel é considerado um ‘laboratório vivo’, em termos geológicos”, sendo que as visitas “incluem idas ao chapéu de ferro de Algares, à galeria mineira do Piso 30, ao cerro do Maralhas, aos antigos tanques de cementação de cobre, entre outros”.
No comunicado, a autarquia reforça que, no âmbito de protocolo de colaboração com o LNEG, “tem prestado todo o auxílio necessário para a realização destas iniciativas, uma vez que considera que são essenciais para o desenvolvimento social e económico do concelho de Aljustrel e para a possível atração e fixação de população”.