Aljustrel recebe visitas técnicas e científicas

Aljustrel - malacate

A vila de Aljustrel recebeu, nesta semana, uma visita de alunos da Universidade do Minho, que foram recebidos no Campus do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) na “vila mineira”.

Durante a iniciativa, a Câmara Municipal “deu a conhecer aos alunos e docentes o projeto do Parque Mineiro de Aljustrel, que brevemente abrirá ao público”, revela a autarquia em comunicado enviado ao “CA”.

Segundo a edilidade, “têm sido recorrentes estas visitas a Aljustrel, tendo já passado por estas iniciativas alunos de diversas universidades, que encontram neste território as condições ideais para a aprendizagem das matérias em análise”.

A Câmara Municipal reforça que “Aljustrel é considerado um ‘laboratório vivo’, em termos geológicos”, sendo que as visitas “incluem idas ao chapéu de ferro de Algares, à galeria mineira do Piso 30, ao cerro do Maralhas, aos antigos tanques de cementação de cobre, entre outros”.

No comunicado, a autarquia reforça que, no âmbito de protocolo de colaboração com o LNEG, “tem prestado todo o auxílio necessário para a realização destas iniciativas, uma vez que considera que são essenciais para o desenvolvimento social e económico do concelho de Aljustrel e para a possível atração e fixação de população”.

Opinião

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Luís Menezes

22 de Março, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Francisco Martins Pulido (1815-1876) 

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima