Aljustrel debate os problemas do interior

Aljustrel debate os

Contribuir para a construção e execução de uma “Agenda para o Interior” que estes territórios é o grande objectivo da edição de 2017 das Conferências de Aljustrel. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal local em parceria com a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) e vai decorrer esta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Cine Oriental.
Este ano as conferências mantêm o lema “Cidadania, Inovação e Território” e segundo a autarquia irão procurar “dar válidos e fundamentados contributos para a construção e execução de uma ‘Agenda para o Interior’ que o valorize no quadro de uma real coesão territorial, conforme decisão e desafio governamental”.
Para tal, o programa das conferências vai incidir em três grandes áreas: “Inovação da Base Económica”, “Atractividade Territorial” e “Abordagens, Redes e Participação”, juntando diversos especialistas e empreendedores de vários pontos do país.
As Conferências de Aljustrel 2017 começam na manhã desta quinta-feira, 18, sendo que a sessão de abertura, às 9h30, estará a cargo do autarca Nelson Brito. Segue-se o painel “Inovação da Base Económica”, com as intervenções de Manuel Brandão Alves (economista), Teresa Pinto Correia (investigadora agro-rural) e Bernardo Gaeiras (da Rede FabLabs).
De tarde, pelas 14h30, a discussão será em torno do tema “Atractividade Territorial”, com António Oliveira das Neves (investigador), Luís Afonso (cartunista e geógrafo) e Daniel Oliveira (jornalista e comentador político).
Na sexta-feira, 19, o programa começa às 9h30 com o painel “Abordagens, Redes e Participação”, onde falarão Álvaro Cidrais (geógrafo), Tiago Teotónio Pereira (interventor no Norte Alentejano) e Ana Cristina Teixeira (gestora de projectos e animadora cultural). Segue-se a conferência de encerramento, com o economista José Reis, e depois a sessão de encerramento, com Helena Freitas (coordenadora da UMVI) e Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel).
As Conferências de Aljustrel 2017 terminam à hora de almoço, com um momento de confraternização no Centro d´Artes, que inclui exposições, uma degustação de produtos locais e uma visita ao Parque Mineiro de Aljustrel, incluindo a galeria mineira de Algares.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Festival Futurama no concelho de Mértola

A terceira edição do festival Futurama, que “cruza” tradições do Baixo Alentejo com artes contemporâneas, vai passar neste sábado, 5, pelo concelho de Mértola, apresentando

Role para cima