07h00 - sexta, 11/10/2019

"Património(s) do Sul"
em Beja até domingo

"Património(s) do Sul" em Beja até domingo

O cante, a gastronomia, o vinho ou o artesanato são algumas das marcas identitárias do Alentejo. Verdadeiros tesouros da região que vão estar em destaque neste fim-de-semana, 11 a 13 de Outubro, na cidade de Beja, que recebe mais uma edição da feira "Patrimónios do Sul". O evento é promovido pela Câmara Municipal e pretende, acima de tudo, destacar "a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico".
"Apostamos neste evento como forma de apoio ao desenvolvimento regional e às culturas locais, através da valorização dos seus patrimónios, materiais e imateriais, tradicionais e inovadores, ao mesmo tempo que estimula a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação", vinca ao "CA" o presidente da autarquia, Paulo Arsénio.
Por isso mesmo, ao longo dos três dias estarão em destaque no Parque de Feiras e Exposições "Manuel de Castro e Brito" os vinhos e os produtos agro-alimentares da região, assim como o turismo e a biodiversidade, as artes e os ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves.
A feira "Patrimónios do Sul" distingue-se por ser "dividida" em diversas temáticas, sendo que na "Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul" vão estar presentes os mais emblemáticos vinhos nacionais. "Artes do Sul" será um espaço "de partilha de experiências de artesanato, design, turismo, produtos agro-alimentares, serviços, conhecimento e ciência", enquanto o espaço "Beja Educa" é dirigido a crianças dos seis aos 12 anos, com muitas actividades em torno de áreas como o património (material e imaterial), segurança e saúde, comunicação e tecnologia, sustentabilidade e natureza, inovação ou robótica.
Um dos espaços mais apetecíveis da feira será, naturalmente, o "Sul à Mesa", com diversas apresentações de cozinha ao vivo, a par do espaço "Petiscos", onde a cozinha regional se juntará "à mesa" com animação musical.
A "Patrimónios do Sul" contará ainda com o espaço "À Conversa", onde será possível debater, trocar de ideias ou assistir a conferências e apresentação de livros, assim como os espaços "Caça e Pesca" (dedicado a estas duas actividades), "Beja Brava" (onde a tauromaquia estará em destaque), "Canibeja" (que integrará a XIV Exposição Nacional e a I Exposição Especializada de Cães de Caça), e a "Avibeja" (que reunirá criadores de vários pontos do país).
A música é outro dos destaques da "Patrimónios do Sul", sendo que pelo palco principal do evento vão passar, nesta sexta-feira, 11, os Anjos, dos irmãos Sérgio e Nelson Rosado (22h30). Na noite de sábado, 12, será a vez de João Pedro Pais (22h30) e no domingo, 13, de António Caixeiro (18h30).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/05/2020
Alentejo 2020 tem a maior
taxa de compromisso nacional
O Alentejo 2020 fechou o ano de 2019 com uma taxa de execução financeira na ordem dos 27%, a maior entre todos os programas operacionais regionais de Portugal.
07h00 - terça, 26/05/2020
Freguesia de S. Luís
com falta de médicos
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial