22 Milhões de euros de fundos comunitários para Alentejo Litoral

22 Milhões de euros de fundos

Os cinco municípios do Alentejo Litoral vão receber um total de mais de 22 milhões de euros de fundos comunitários até 2020 para a realização de novos investimentos.
O Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial foi assinado no final da passada semana entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, sendo que a maior parte dos projectos previstos dizem respeito “a intervenções enquadradas em iniciativas supra-municipais e mais de 50% do investimento total previsto corresponde a abordagens integradas para o território”.
Entre estes, destaque para o investimento em infra-estruturas escolares (mais de 5,5 milhões de euros) e na eficiência energética em equipamentos e edifícios públicos (cerca de 4,6 milhões de euros).
O investimento previsto no domínio da valorização do património cultural e natural, nomeadamente para o incremento da sua atractividade turística, é superior a 3,1 milhões de euros e resulta de uma estreita articulação com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, enquanto o investimento em equipamentos sociais é de aproximadamente dois milhões de euros.
A par destas verbas inscritas no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foram também contratualizadas dotações ao abrigo do FSE – Fundo Social Europeu para a promoção do sucesso escolar e promoção da igualdade de acesso à educação e na melhoria da oferta formativa das crianças e dos jovens (2,7 milhões de euros) ou o incremento da qualidade de vida da Terceira Idade (1,5 milhões).
“A relevância da dotação alcançada pelo conjunto dos municípios do Alentejo Litoral no processo de negociação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alentejo Litoral 2020 resulta de um exercício muito realista e cujo compromisso foi testado face à capacidade financeira de cada um dos municípios para a sua execução”, explica o presidente da CIMAL, Vítor Proença, que é também autarca em Alcácer do Sal.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima