11h08 - quinta, 08/02/2018

Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"

Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"

Os trabalhadores da Somincor vão esperar até 5 de Março para que a administração da empresa mineira de Castro Verde vá de encontro às suas reivindicações. Se tal não suceder, "vão continuar a lutar" e haverá nova greve em Neves-Corvo nos dias 5, 7 e 9 de Março. Esta foi a posição assumida pelos trabalhadores durante os quatro plenários promovidos entre esta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de Fevereiro, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).
Em declarações ao "CA", o sindicalista Jacinto Anacleto explica que, no caso dos trabalhadores do fundo da mina, o horário proposto pela administração da empresa (quatro dias de trabalho de 10h42 cada, seguidos de quatro dias de descanso) continua a não merecer consenso entre os mineiros, além de o aumento mensal oferecido pela empresa (35 euros) "ficar muito aquém" do esperado.
Por oposição, Jacinto Anacleto adianta que todos os mineiros estão disponíveis para fazer um horário de seis dias de trabalho consecutivos (de sete horas e meia cada) seguidos de quatro dias de descanso, já proposto pelo STIM à empresa. "Este é um horário que vai de encontro ao que a empresa pretende", sublinha o dirigente sindical.
Já relativamente às lavarias e áreas adstritas, os trabalhadores não abdicam das suas reivindicações, nomeadamente a questão da antecipação da idade da reforma.
Trabalhadores e STIM vão agora aguardar por uma resposta da empresa até 5 de Março, esperando que a administração da Somincor vá de encontro às suas reivindicações. "Queremos a empresa volte a ter paz social", afirma Jacinto Anacleto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 05/02/2018
Autarcas apelam ao diálogo na Somincor
O adiamento das obras do projecto de expansão do zinco e o impasse nas negociações entre a Somincor e trabalhadores está a causar alguma apreensão nos autarcas de Castro Verde e Almodôvar.
00h00 - domingo, 04/02/2018
Ovibeja promove
concurso de Azeite
A Ovibeja 2018, que vai decorrer entre 27 de Abril e 1de Maio, recebe a oitava edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra/ Prémio CA Ovibeja, já está em marcha e conta com uma larga adesão de produtores nacionais e estrangeiros.
00h00 - domingo, 04/02/2018
Grupo Lança com novo
restaurante em Almodôvar
Um espaço acolhedor, com ambiente tranquilo e uma ementa variada: é isto que o recém-aberto "Solar da Portela Steak House" oferece a todos os clientes que se deslocarem a Almodôvar para almoçar ou jantar.
07h00 - quinta, 01/02/2018
Caixa de Aljustrel teve
"ano óptimo" em 2017
O ano de 2017 foi "óptimo" para a Caixa Agrícola (CA) de Aljustrel e Almodôvar! Tal como nos anos anteriores, a instituição financeira com actividade nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar e Castro Verde voltou a crescer e a superar as expectativas iniciais, seja no plano dos recursos, do crédito ou dos produtos não-financeiros.
07h00 - quinta, 01/02/2018
"Crédito Agrícola é
motor de desenvolvimento"
O administrador da Caixa Agrícola de Aljustrel e de Almodôvar, Orlando Felicíssimo, revela ao "CA" que as prioridades da instituição em 2018 são "continuar o processo de crescimento" e "ajudar a desenvolver" os três concelhos onde opera: Aljustrel, Almodôvar e Castro Verde.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial