12h43 - quinta, 23/07/2020

A afirmação de uma região


Carlos Pinto
São algumas as formas de afirmar uma região. Desde logo pela sua cultura, tradições e espírito de comunidade (e não é por acaso que esta variante surge em primeiro lugar). Mas também pelo "peso" da sua economia e do valor acrescentado que a mesma gera, pelo ambiente e condições naturais ou, inevitavelmente, pela política. Porque, ao fim e ao cabo, tudo é política.
Vem isto a propósito da revelação feita nesta edição do "CA" pelo novel presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, Nelson Brito, garantindo que a região terá um candidato próprio e assumidamente baixo-alentejano nas eleições para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, agendadas já para Setembro. "É nossa obrigação defender que o próximo presidente da CCDR seja um baixo-alentejano, porque é justo que o seja, porque é oportuno que o seja e porque tenho a certeza que os baixo-alentejanos não esperam outra coisa de nós", advoga [ver página 6].
Independentemente do sucesso que esta candidatura venha a ter nas eleições, ela surge no tempo certo e é indispensável. Porque numa região com tantas potencialidades como o Baixo Alentejo – que vão da agricultora ao sector mineiro, do turismo à aeronáutica – está na hora da mesma se afirmar em definitivo, assumindo a sua identidade própria e traçando metas concretas (e há muito adiadas).

2. A Somincor celebra nesta sexta-feira, 24 de Julho, 40 anos de existência. Quatro décadas que transformaram completamente a região – nomeadamente o concelho de Castro Verde e municípios limítrofes – e que fazem desta uma empresa de referência mundial em vários planos (mesmo que nem todos se tenham ainda apercebido de tal). Parabéns Somincor!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Verão animado no
concelho de Odemira
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial