14h51 - quinta, 19/03/2020

Chocar contra uma parede!


Carlos Pinto
A última semana e meia foi, seguramente, das mais bizarras das nossas vidas. Salvo raras excepções (assentes nas memórias de tempos muito idos), todos fomos confrontados com uma realidade que colocou em causa todos os factos adquiridos e a tranquilidade da rotina do dia-a-dia, transtornando todas as nossas acções e movimentos. Foi como estarmos a conduzir um carro a "velocidade de cruzeiro" e, repentinamente, ao virar da curva, nos depararmos com um muro de betão e não termos qualquer hipótese de travagem. O embate foi duro… e vai doer ainda mais!
O coronavírus Covid-19 começou por ser uma coisa longínqua que, sorrateiramente, se foi aproximando de forma ameaçadora. Até que bateu à nossa porta, forçando a entrada sem que para tal estivéssemos minimamente preparados. É por isto que este momento de emergência é, em simultâneo, um enorme desafio para todos nós.
Um desafio enquanto cidadãos que fazem parte de uma comunidade e enquanto membros de uma família com crianças, adultos e idosos. Um desafio para todos aqueles que fazem parte dos serviços de saúde, de socorro e de segurança. Um desafio para empresários e trabalhadores, que terão de se esforçar a triplicar (ou mais) para assegurar a continuidade de cada uma das empresas. E um desafio para aqueles que têm de decidir em nome de todos os outros (e nesse aspecto há que enaltecer a pró-actividade que todos – sem excepção – os autarcas do Baixo Alentejo tiveram, fazendo aquilo que, dentro das suas competências, era possível neste momento único e imprevisto).
Estes são tempos de excepção que exigem mais de todos nós. Tempos em que o interesse colectivo se deve sobrepor às questões pessoais. Agora mais que nunca, é preciso fazer o que tem mesmo de ser feito. Sem preconceitos ou populismos baratos. Com ponderação e de forma serena. Vai custar… mas passará!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
14h11 - segunda, 30/03/2020
Alentejo com
45 casos positivos
de Covid-19
Até à meia-noite deste domingo, 29, foram identificados um total de 45 casos positivos de doentes infectados com o coronavírus Covid-19 no Alentejo, revela a Direcção Geral da Saúde (DGS).
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial