10h24 - quinta, 26/09/2019

Sociedade higienizada


Carlos Pinto
Nos últimos dias o ser (ou não) politicamente correcto deu muito que falar, escrever e opinar, tendo como ponto de partida duas situações bem distintas: primeiro foi a decisão unilateral do reitor da Universidade de Coimbra de retirar a carne de vaca das ementas das respectivas cantinas a bem da camada do ozono; a segunda foi a brincadeira de Bernardo Silva com o seu colega de equipa no Manchester City, Benjamin Mendy, a quem o internacional português apelidou de "Conguito", para desespero dos defensores dos direitos raciais e das minorias.
Um e outro episódio ganharam uma proporção inaudita e certamente inesperada pelos seus "actores", sendo que ambas demonstram o quão perigosa se tornou esta sociedade global, onde impera o politicamente correcto e que está a caminho de uma "higienização" total (sabe-se lá bem para quê).
Caso contrário, como se justifica que o reitor de uma universidade centenária tome uma decisão sem a devida justificação científica ou orçamental? Ou como é possível que se acuse de racismo um jogador de futebol por uma mensagem a brincar com um colega, ainda mais sabendo que ambos são grandes amigos e que uma equipa de futebol é, precisamente, sinónimo de integração e igualdade, já que muitas vezes se juntam no plantel (e no 11) atletas europeus, africanos, sul-americanos e asiáticos?
Tudo isto demonstra a esquizofrenia em que caiu a sociedade nos dias que correm, onde todos têm opinião mas ninguém pode furar o protocolo cinzento e asséptico que alguns tentam impor a partir das torres de marfim das grandes cidades. Será mesmo isto que queremos para o futuro?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 27/05/2020
Câmara de Beja assegura
transporte de alunos das freguesias
A Câmara de Beja vai garantir o transporte gratuito dos alunos dos 11º e 12º anos das freguesias rurais onde habitam até à cidade (e vice-versa), para que possam assistir às aulas presenciais até final do presente ano lectivo.
07h00 - quarta, 27/05/2020
Homem mata
colega de casa com
faca em Beja
A PSP de Beja deteve nesta terça-feira, 26, um homem, de 59 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio de um outro homem, de 63 anos, com quem vivia numa habitação na cidade.
07h00 - quarta, 27/05/2020
PCP e BE pedem
audições sobre
fábrica das Fortes
Os grupos parlamentares do PCP e do Bloco do Esquerda (BE) apresentaram na Assembleia da República pedidos de audição parlamentar sobre a poluição que afecta a aldeia de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, devido à fábrica de bagaço de azeitona da AZPO.
07h00 - terça, 26/05/2020
InCastro apoia
empresas de Castro
A Câmara de Castro Verde tem vindo a desenvolver um plano de apoio à concretização dos incentivos disponibilizados pelo Governo português às empresas no âmbito da Covid-19, através dos serviços do InCastro.
07h00 - terça, 26/05/2020
Alentejo 2020 tem a maior
taxa de compromisso nacional
O Alentejo 2020 fechou o ano de 2019 com uma taxa de execução financeira na ordem dos 27%, a maior entre todos os programas operacionais regionais de Portugal.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial