11h29 - quinta, 30/05/2019

Um Estado autoritário


Carlos Pinto
Esta semana que passou fica marcada pela inusitada operação que juntou GNR e Autoridade Tributária (AT). À saída de uma auto-estrada no Norte do país, brigadas da Guarda ordenavam que os condutores parassem para serem fiscalizados pelos funcionários da AT. E caso fosse detectada alguma irregularidade ou pagamento em atraso ao fisco (por exemplo, um Imposto Único de Circulação, no valor de 123 euros, por pagar desde o final de Abril), não tendo o incauto condutor dinheiro da carteira, teria de ver a sua viatura penhorada. No momento, "sem mus nem truz"!
O episódio daria para rir… não fosse ele bem real! E é isto que nos leva a pensar no autoritarismo que certos serviços do Estado vão adoptando nos dias hoje, dirigidos por burocratas mangas de alpaca que pouco saem do escritório e, por norma, executados à base de algoritmos concebidos sem ponta de senso ou sensibilidade.
É certo que continua a haver muito por melhorar na acção do Estado, por forma a evitar abusos e outras prevaricações (fiscais ou outras). Mas não é indo para a saída das auto-estradas à caça de multas e coimas, de forma intimidatória, que se resolve o problema. Exige-se, isso sim, pedagogia e capacidade diálogo. Porque – bastas vezes – quem deve não o faz por querer, mas sim por não ter como o evitar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 25/06/2019
Câmara de Odemira requalifica
pavilhão e piscinas municipais
A Câmara de Odemira viu aprovada a sua candidatura ao Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), promovido pelas secretarias de Estado das Autarquias Locais e da Valorização do Interior, tendo em vista a concretização de obras de requalificação nas piscinas municipais e no pavilhão gimnodesportivo.
07h00 - terça, 25/06/2019
CDU apresenta
candidato nas
Legislativas 2019
A CDU apresenta nesta terça-feira, 25, o seu cabeça-de-lista por Beja nas eleições Legislativas de 2019, numa sessão agendada para as 18h00 junto à Casa da Cultura, em Beja, que contará com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
07h00 - terça, 25/06/2019
Joel Tomé foi
eleito presidente
do FC São Marcos
Joel Tomé é o novo presidente do FC São Marcos, sucedendo no cargo ao "histórico" Manuel Batista depois de ter sido eleito em Assembleia Geral no passado sábado, 22 de Junho.
07h00 - terça, 25/06/2019
Obras avançam na Basílica Real de Castro Verde
A Basílica Real de Castro Verde vai ser requalificada, num investimento avaliado em pouco mais de 446 mil euros que será realizado em duas fases.
07h00 - segunda, 24/06/2019
Cooperativa Barro e Xisto de Aljustrel vai fechar
Está decidido: a Cooperativa Agrícola Barro e Xisto de Aljustrel, com sede na vila mineira, vai fechar portas.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial